Geral

Flores da Cunha investe mais de R$ 14 milhões em educação

Ações desenvolvidas nos primeiros anos da atual gestão foram apresentadas na Câmara de Vereadores

Flores da Cunha é destaque na área da educação com diversas ações realizadas para garantir a qualidade e o acesso ao ensino. Com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 14 milhões, nos últimos anos cerca de 28% da arrecadação do município foi direcionada para a área na realização de investimentos de curto, médio e longo prazos.

Os recursos foram aplicados em obras de ampliação e reformas dos espaços; na aquisição de materiais, como datashow e computadores; ar-condicionado para as salas de aulas; materiais didáticos e pedagógicos; além de investimentos na formação para os professores. Destaca-se ainda a construção do Núcleo de Extensão Escolar, que irá propor atividades e oficinas no contraturno para os estudantes.

Entre as ações realizadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, evidencia-se a ampliação da compra de vagas nas escolas de educação infantil privadas do município, onde aproximadamente 400 crianças estão sendo atendidas. Atualmente, as solicitações de vagas são atendidas de acordo com a Lei Municipal N°3563/2021. Além disso, é importante salientar que aproximadamente quatro mil estudantes da educação básica ao ensino superior são contemplados com o transporte escolar gratuito.

Esses investimentos têm projetado a educação de Flores da Cunha no cenário regional, estadual e nacional com reconhecimento, inclusive, de órgãos públicos como o Ministério Público Estadual. No último ano, o projeto “Apoio Pedagógico: do acolhimento emocional ao resgaste de aprendizagens”, foi agraciado com o prêmio destaque em uma ação promovida pelo órgão.

Um dos projetos de destaque da Secretaria de Educação é a Mostra Científico-Cultural, que propõe a pesquisa como princípio educativo. Nesta ação já foram realizados mais de 800 trabalhos. Neste ano, a Mostra se estenderá a todos os estudantes da rede pública, municipal e estadual, inclusive para o ensino médio, possibilitando a mais de 4,5 mil estudantes o desenvolvimento da resolução de situações-problema, da pesquisa, da autonomia, do protagonismo, da criticidade, da argumentação e dos desenvolvimentos de competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2022, os estudantes florenses destacaram-se também na Mostratec, a maior feira de ciências e tecnologia da América Latina. E, se não bastasse a oportunidade de representar a educação municipal de Flores da Cunha em um evento de nível internacional, os trabalhos receberam o prêmio de projeto destaque e medalhas de ouro e bronze em suas categorias.

Além destes projetos, outros são ofertados a fim de contemplar todas as áreas do conhecimento, promovendo experiências que possam contribuir para o desenvolvimento integral do estudante.

 

Destaca-se, também, a implementação da plataforma Google Classrom, garantindo a melhoria de acesso e organização para postagem das aulas principalmente na pandemia, sendo um valioso recurso para utilização didático-pedagógica. Foram criados mais de 4,2 mil e-mails institucionais e mil salas de aulas virtuais, facilitando o contato e o trabalho dos professores e estudantes.

No início deste mês, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para apresentar as ações desenvolvidas nos primeiros anos da atual gestão, além de falar sobre as metas para 2023. Resultado do trabalho realizado pela equipe da pasta, em conjunto com as equipes gestoras, a educação é considerada prioridade da gestão municipal. “Estes avanços e melhorias permitem a garantia de acesso e permanência dos alunos na escola, proporcionando, também, educação de qualidade para os estudantes florenses. Hoje, por exemplo, não há mais fila de espera por vagas. Todas as crianças e adolescentes em idade escolar estão matriculados nas escolas do nosso município”, finaliza Brusamarello.

 - Samuel da Silva/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário