Geral

Flores da Cunha e Nova Pádua vacinam contra a gripe

Imunização começou hoje, dia 15, e vai até 26 de abril. No dia 20 será realizado o Dia D de Mobilização Nacional

O Ministério da Saúde promove a partir de hoje, dia 15 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O prazo de imunização vai até 26 de abril. No dia 20 será realizado o Dia D de Mobilização Nacional. Em Flores da Cunha a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em Nova Pádua, no posto central. No Dia D haverá unidades móveis em ambos os municípios que visitarão bairros e comunidades do interior para imunizar o grupo prioritário. 

Neste ano a vacina é trivalente, tendo em sua composição vírus similares aos das gripes de anos anteriores, para poder combater cada vez mais tipos da Influenza. A dose leva vírus similares ao Influenza A/Califórnia (H1N1) de 2009, ao Influenza A/Victória (H3N2) de 2011 e ao Influenza B/Wisconsin de 2010. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Flores, Eliane Casagranda, todo o ano o vírus muda, por isso é preciso imunizar-se novamente. “As pessoas que se encaixam no grupo prioritário devem fazer a vacina de forma contínua para estarem protegidos. São vários antídotos na mesma vacina”, informa.

A enfermeira afirma que a vacina Influenza é feita com vírus mortos, sem risco de causar infecções. “Não é preciso se preocupar em contrair o vírus fazendo a vacina. Isso não existe”, enfatiza Eliane. A vacina pode causar apenas reações leves, como dor e sensibilidade no local da injeção. A única contra-indicação é para pessoas com histórico de alergia à proteína do ovo, o que é uma sensibilidade muito rara. A imunização pode ser feita se o paciente fizer outras vacinas no mesmo período e também se estiver fazendo tratamento em curto prazo com medicamentos corticóides.

Em Nova Pádua, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Lerinha Oliboni diz que está com a equipe pronta cumprir a meta de vacinação – 600 doses. Em Flores, mais de 4,5 mil doses serão destinadas em três etapas, conforme a demanda de aplicações.

Importante
- Quem for fazer a vacina deve estar munido de um documento com foto.
- A pessoa que fizer a vacina não poderá doar sangue no período de 48 horas.
- Quem não se encaixa no grupo prioritário e tem convênio com algum plano de saúde pode procurá-lo para obter informações. Os locais e datas devem ser informados pelo convênio.
- Os pacientes com doenças crônicas terão que apresentar receita médica atualizada (2012/2013) atestando a doença, assim como gestantes ou puérperas que podem comprovar com cópia da caderneta pré-natal ou atestado ou registro de nascimento.
- Mais informações em Flores da Cunha no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi pelo telefone 3292.6800; em Nova Pádua, na Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain pelo telefone 3296.1749.

Grupo prioritário
- Crianças de 6 meses a até 2 anos.
- Gestantes (independente da idade gestacional).
- Puérperas (até 45 dias após o parto).
- Pessoas com 60 anos de idade ou mais.
- Indígenas.
- Trabalhadores da saúde.
- População privada de liberdade (casas geriátricas e penitenciárias).
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves (respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, HIV/Aids, obesidade grau III ou mórbida, transplantados).

Em Flores da Cunha
No Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Pérola, Nova Roma, Mato Perso, Otávio Rocha e São Gotardo. Horário: das 8h às 17hs. No interior, quatro equipes farão a vacinação ao grupo prioritário. Confira abaixo os locais e os horários:

Em Nova Pádua
Na Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain. No dia 20 o posto ficará aberto para a vacinação das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h. Neste dia uma equipe se deslocará para o interior, seguindo o cronograma abaixo:


Vacina é trivalente e é composta por vírus similares aos das gripes de anos anteriores. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário