Geral

Flores da Cunha é destaque na Avaliação Nacional de Vinhos

Hortência Vinhos e Espumante e Família Bebber Vinícola tiveram seus vinhos entre os 16 mais representativos da safra 2018

Não é de hoje que sabemos que Flores da Cunha faz vinhos muito bons. E hoje, durante a  XVI Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018, isso foi comprovado. O evento que aconteceu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, e reuniu centenas de pessoas, teve duas amostras de vinhos florenses que receberam destaque: Moscato Giallo, da Hortência Vinhos e Espumantes e o Tannat, da Família Bebber Vinícola.  
O maior evento do gênero no mundo reuniu enólogos de todo o país, o qual selecionaram 16 amostras dos vinhos mais representativos da safra 2018, nas categorias: Branco Fino Seco Aromático (2 amostras), Brancos Finos Secos Não Aromáticos (3 amostras), Tintos Finos Secos (7 amostras), Tinto Fino Seco Jovem (1 amostra) e Base para Espumante (3 amostras). 
Entre as boas notícias do evento, a Safra 2018 está entre as três melhores já registradas no Brasil, dividindo holofotes com as de 2005 e 2012. A qualidade foi provada e atestada por 120 enólogos, que degustaram às cegas as 344 amostras inscritas por 49 vinícolas. “Esta Avaliação é muito especial. Estamos falando de uma safra histórica, uma safra que está entre as três melhores da história do Brasil. O tempo colaborou, a tecnologia nas vinícolas ajudou e a maturidade de nossos enólogos transformou a uva em vinho de altíssima qualidade. O reconhecimento foi unânime e hoje estamos compartilhando com vocês na representação de 16 amostras”, brindou o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora, enólogo Edegar Scortegagna.

Troféu Vitis 2018
Desde 1993, a ABE homenageia figuras que dedicam seu tempo, conhecimento e talento para a promoção e valorização do vinho brasileiro. Neste ano, a entidade entregou o Troféu Vitis Destaque Enológico 2018 para o enólogo florense Antônio Salvador, diretor da Vinícola Salvattore. Um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia, começou sua trajetória de enólogo na década de 1970, tendo atuado em diversas vinícolas antes de ter seu próprio negócio. Com um laboratório em casa, prestou assessoria para cerca de 40 vinícolas. Viveu 47 safras e hoje com a família dirige sua própria vinícola em Flores da Cunha.

Veja a avaliação do vinhos florenses:


Categoria: Branco Fino Seco Aromático
Moscato Giallo: Visual límpido e cristalino, amarelo palha com reflexos esverdeados, lindo. No nariz apresenta-se complexo, fino e elegante, uma excelente intensidade aromática floral, como flores de laranjeira, jasmim e rosas, batata doce, mel, frutas de polpa branca, carnosas e maduras, goiaba, mamão papaia, pêssego e ervas de quintal.  Em boca é elegante, com excelente perfil da categoria, harmônico, com frescor e bom volume de boca, acidez equilibrada, retrogosto agradável e excelente persistência.
Hortência Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha) – Comentarista: Priscila Silva Esteves – Professora - Brasil

Categoria: Tinto Fino Seco
Tannat: Aspecto excelente, brilhante, límpido e intenso, com coloração vermelha rubi com reflexos violáceos. No nariz é agradável e generoso, com frutas vermelhas e negras, ameixa fresca, framboesa, amora e compota, notas de aniz, baunilha, caramelo, café e especiarias (cravo, canela), as notas da madeira são intensas (tostado), com sensação vegetal, leve mentolado e funcho. Na boca é equilibrado e elegante, tem um adocicado inicial, é alcoólico e potente, com bom corpo e acidez, notas de amêndoas, chocolate e especiarias, com taninos macios e agradáveis, é untuoso, volumoso e persistente.
Família Bebber Vinícola (Flores da Cunha) – Comentarista: Nicholas Corfe - Importador Go Brazil – Reino Unido
 

Os 16  vinhos mais representativos

Categoria Base espumante

HO BASE ESPUMANTE: Domno do Brasil (Garibaldi)

VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Geisse (Pinto Bandeira)

VINHO BASE ESPUMANTE: Vinícola Galvão Bueno (Candiota)

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

RIESLING RENANO: Vinícola Almadén (Santana do Livramento)

CHARDONNAY: Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)

Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi)

Categoria:Branco Fino Seco Aromático
SAUVIGNON BLANC: Vinícola Família Lemos de Almeida (Muitos Capões)

MOSCATO GIALLO: Hortência Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha) –

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

CABERNET FRANC: Vinícola Salton (Bento Gonçalves)

Categoria: Tinto Fino Seco
MERLOT: Vinícola Don Guerino (Alto Feliz)

MERLOT: Rasip Alimentos (Vacaria)

CABERNET FRANC: Estabelecimento Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira)

CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves)

CABERNET SAUVIGNON: Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)

TANNAT: Família Bebber Vinícola (Flores da Cunha)

TANNAT: Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves)

Evento reuniu centenas de pessoas em Bento Gonçalves neste sábado - Jeferson Sold/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário