Geral

Flores da Cunha com abastecimento de água normalizado

Com dois novos poços perfurados, Corsan afirma investimentos para sanar problemas

Um ano de estiagem e de baixa vazão nos poços florenses fez com que Flores da Cunha fosse abastecida com caminhões pipas por diversos meses em 2021. Agora, com tudo normalizado, o gestor da instituição em Flores da Cunha, Adriano Hallmann, fala sobre os investimentos realizados no município para regularizar o abastecimento. 
“Perfuramos dois novos poços, um em direção a Nova Pádua e outro próximo da Linha 80, que supriram a demanda para a cidade e a curto prazo deve manter o abastecimento normalizado”, enfatiza o gestor.
A Corsan, em 2021, também deu maior ênfase em pesquisa de vazamentos, já que as perdas de água também podem ser um ponto que intensifica a falta de abastecimento regular. “Hoje temos um consumo médio de 202,8 milhões de litros por mês. Em janeiro e fevereiro sempre há um aumento devido ao verão, mas precisamos conscientizar as pessoas para que racionem água”. 
Hallmann também conta que, para 2022, outros dois poços estão sendo perfurados. “Estamos buscando investir em perfurações, pelo menos uma ao ano, para que consigamos manter o abastecimento. Mas, por vários anos, a Corsan aqui do município não perfurou, o que fez chegarmos a esse ponto”, comenta em relação ao abastecimento por caminhões.
A longo prazo, Adriano destaca a construção de um ponto de captação de água no Rio das Antas. “Os poços não vão conseguir nos manter por muitos anos. Precisamos trabalhar em outras vias, e a barragem é uma delas. Já estamos realizando reuniões para esse ponto de captação conseguir abastecer a área central de Flores da Cunha e bairros arredores”, avalia o gestor que afirma que no interior não há problemas. “A extensão de terra é maior, mas o consumo é menor. No interior os poços dão conta”. 
Esse sistema misto está previsto para iniciar entre 5 a 10 anos, mas conforme Hallmann, tudo depende também das burocracias e, consequentemente, da privatização ou não, da Corsan. 

Esgoto
A aguardada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagoa Bela voltou a andar. Na última semana uma sondagem de solo foi realizada para dar prosseguimento a construção da estação. Conforme o gestor da Corsan, Adriano Hallmann, a construção da ETE é pré-moldada, o que faz com que o serviço seja mais rápido e tenha um valor fixo na licitação, sem precisar de aditivos. 
 

Dicas para melhorar o consumo

Banheiro
- Quando você demora no banho, desperdiça de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 15 minutos economizam água e energia. 
- Aperte a descarga apenas o tempo necessário: uma descarga chega a gastar 20 litros de água em um aperto. 
- Se a torneira ficar aberta enquanto escova os dentes, você joga até 25 litros de água pelo ralo.
Cozinha
- Se deixar a torneira pingando, sem perceber, você joga fora 46 litros de água por dia. 
- Não deixe a torneira aberta o tempo todo enquanto lava a louça: você desperdiça até 100 litros.
Lavanderia
- Deixe a roupa acumular e só ligue a máquina quando estiver cheia.
- Se for lavar a roupa na mão, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. 
Fora de casa

- Lavar o carro com mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Seja inteligente e troque pelo balde. 
- Jamais lave as calçadas só com mangueira como se fosse ‘vassoura’. Com uma vassoura de verdade e um balde você economiza até 250 litros de água. 
- Guarde a água da chuva e regue plantas e jardins.  

* Fonte: Corsan

Um dos novos poços está situado logo após a rótula de acesso  a VRS-814. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário