Geral

Flores apresenta um novo local de visitação

Rota Caminho dos Mirtilos, no Travessão Carvalho, é uma iniciativa da Doces Silber

Foi lançada nesta semana mais uma rota turística para quem aprecia conhecer e visitar o interior de Flores da Cunha. Localizada no Travessão Carvalho, no distrito de Otávio Rocha, o roteiro Caminho dos Mirtilos vem para agregar conhecimento aos apreciadores da fruta.

Desde março deste ano, os empreendedores da família Bernardi, Luiz e Maria Aparecida, proprietários da agroindústria Doces Silber, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), a Cooperativa Sicredi e a prefeitura trabalham no roteiro e organizam os detalhes para aqueles que apreciam não apenas o mirtilo, mas também um passeio pela Villa Colonial Otávio Rocha. O consultor do Sebrae em Turismo Rural, Maurício Schaidhauer, participou do processo da construção do roteiro e destaca a importância deste novo passo. “Vimos que aqui existe espaço para o turismo rural. O Brasil, nos últimos anos, vem criando um turismo de interior que tem ganhado força, porque as pessoas querem conhecer o modo de vida dos agricultores, como eles trabalham. Então é transformar da produção em conhecimento”, ressalta.

 

O roteiro tem percurso de uma hora, quando são realizadas paradas com explicações sobre a história, as plantações, a colheita e a degustação, além das belas paisagens da região. Atualmente, a família Bernardi produz duas mil mudas da fruta de cinco variedades – outras foram testadas, mas não teve resultados significativos. Desde 2003 com a produção, a família colhe em média oito mil toneladas da fruta, no período da colheita que vai de novembro a janeiro.

Conforme a proprietária da Doces Silber, Maria Aparecida, ocorreu uma necessidade de realizar o roteiro. “As pessoas vinham conhecer a agroindústria e já se sentavam para descansar, bater fotos e curtir a paisagem. E de tanto ver e ouvir as pessoas falando, pensamos em oferecer o que nós temos, que para nós pode ser muito simples, mas para quem vem de fora e vive dentro de um apartamento, pode ser muito prazeroso”, destaca.

 

O incremento na propriedade traz um potencial a mais. “Vocês estão com a produção primária, que é a agricultura; a secundária que é a agroindústria, gerando valor ao produto natural; e agora a terciária que é os serviços. Toda a economia está aqui”, salienta a consultora e mestre em Turismo, Ivane Fávero, que também é consultora do Sebrae.

Para quem se interessar em conhecer, a nova rota turística custará R$ 17 por pessoa e dá direito à visita e degustação da fruta e derivados, como o suco, geleias, bombons, cucas, cristalizados, entre outras delícias. O Caminho dos Mirtilos está disponível durante a semana e finais de semana com agendamento pelos telefones (54) 3279.1050 ou (54) 9.8127.9199.

 

Mirtilo é o atrativo principal do roteiro. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário