Geral

Florenses se reúnem com ministra da Agricultura para debater preço da uva

Tereza Cristina também anunciou criação de linha de crédito

Para elaborar o preço mínimo da uva, representantes de Flores da Cunha participaram de uma reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na sexta-feira, dia 10. O encontro ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil durante a Expointer.

Durante o encontro, os representantes locais puderam reivindicar pessoalmente a correção do preço mínimo da uva, desatualizado, segundo os agricultores, devido ao aumento no custo de produção. Participaram da reunião representando o município o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua e vice-presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, o vice-presidente  da Cooperativa Nova Aliança e representante da Fecovinho, Joel Panizzon, e a vereadora Silvana De Carli (Progressistas).

Schiavenin enfatizou a importância da vitivinicultura para a região da Serra Gaúcha e ressaltou que o preço mínimo não cobre os custos de produção. Em resposta, Tereza Cristina disse que a CONAB está trabalhando em um preço de referência que será regulamento dentro da instituição para a próxima safra. Já Joel Panizzon cobrou um aumentou de limite no crédito para as cooperativas. A ministra revelou que o ministério irá criar uma linha específica de crédito para a uva que será utilizada na compra da safra, com prazo de 12 meses para capital de giro até a venda do produto final.

A vereadora Silvana De Carli, que articulou os encontros entre o setor e as lideranças políticas, comemorou os resultados da reunião e a união de todos em favor do agricultor e produtor de uva. “Sem dúvida o setor está cada vez mais unido e essas conquistas se devem a dedicação de anos dos representantes da Comissão Interestadual da Uva”, salientou a vereadora.

Também estavam presentes na reunião o senador Luis Carlos Heinze, o presidente da CONAB, Guilherme Ribeiro, o deputado federal Afonso Hamm, que é presidente da Frente Parlamentar Nacional de Apoio à Vitivinicultura, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, os deputados estaduais Elton Weber e Carlos Búrigo que fazem parte da Frente Parlamentar da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal.

Florenses com a ministra Tereza Cristina. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário