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Florenses estão comprando mais pela internet

Cerca de 60% das entregas da agência dos Correios de Flores são de compras em lojas virtuais do Brasil e de outros países

Cerca de 60% das entregas feitas pelos Correios de Flores da Cunha são referentes a compras feitas pela internet. O volume de encomendas teve aumento significativo principalmente neste fim de ano e cresce a cada mês. Sem correria, sem filas, sem ter que procurar vaga no estacionamento, receber o produto em casa, facilidade de pagamento, economia de tempo, infinitas possibilidades de pesquisar preços e até mesmo adquirir um produto que não existe no Brasil. Essas são algumas vantagens que atraem milhares de consumidores para o comércio virtual. No Brasil, estima-se que as compras online tenham aumentado cerca de 30% no último ano. A professora Janaína De Barcellos Gelain, 38 anos, é assídua dessa ferramenta há muito tempo. Ela aproveita a comodidade de não sair de casa, além das ofertas especiais das páginas online para comprar brinquedos para a filha, eletrodomésticos, livros e DVDs. Receber as compras pelo Correio nunca deu dor de cabeça para a florense, que presta muita atenção nos sites, buscando sempre endereços confiáveis e seguros. Janaína é uma das consumidoras que aprova a compra pela internet e ajuda a manter o crescimento nessas encomendas.

Ao contrário do que se imagina, o trabalho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem aumentado ainda mais com a possibilidade de compras online. A nova mania dos brasileiros - que não é tão nova assim, o comércio pela internet cresceu de maneira surpreendente e agrada a todos os gostos. É possível comprar de tudo. E para atender essa demanda cada vez mais crescente, a agência dos Correios de Flores tem um servidor que cuida somente das entregas de compras. Atualmente com 14 funcionários, a agência florense vê nas compras pela internet um aumento positivo nas entregas e no trabalho.

Esse servidor deve conhecer bem o endereço de Janaína. Ela aproveita as melhores condições da internet e já adquiriu das mais variadas encomendas. "Procuro aproveitar as promoções e sempre se tem uma opção mais acessível de pagamento. Cheguei a ir em uma mesma loja da forma presencial e depois olhei pelo site. O mesmo produto era muito mais barato pela internet, o jeito então é aproveitar", conta. A professora já comprou brinquedos para a filha, a pequena Ana Laura, de 2 aninhos, eletrodomésticos, DVDs, livros a até uma bicicleta ergométrica para exercícios. "As pessoas ficam com receio de não receber o produto, mas quando pegamos a prática é muito cômodo comprar pela internet, basta cuidar bem de onde se está comprando", garante.

E se as mulheres sempre são lembradas na hora das compras, pelas lojas virtuais não poderia ser diferente. A maioria das entregas feitas em Flores da Cunha possuem como destinatários mulheres. Mas os homens não ficam muito atrás, eles lideram principalmente na compra dos eletrônicos.

A maioria são compras
De acordo com a gerente eventual da agência dos Correios de Flores, Aniele Molon, em média 60% das entregas feitas pela agência são de compras. De produtos nacionais o número chega a 50%, somando com as lojas virtuais internacionais o número fica acima dos 60%. As mercadorias são as mais variadas, desde sites da China, até calçados e eletrônicos. "O crescimento que já vinha acontecendo teve um salto no período de Natal, o que fez com que muitas encomendas atrasassem na fiscalização aduaneira em Curitiba, que apertou a fiscalização. Mas é impressionante o que as pessoas então comprando pela internet", conta Aniele.

Para os Correios esse impulso nas compras pela internet é encarado como oportunidade de mais trabalho e mais fluxo. Se muitos acharam que a internet iria acabar com os Correios tiveram que- morder a língua. A empresa se utilizou dessa nova forma de compra para crescer. "Na época em que a internet começou a se popularizar, os correios souberam se utilizar dela para ter mais entregas e mais agilidade também. Hoje a pessoa pode ver todo o acompanhamento de sua encomenda pelo site dos Correios", conta a atendente comercial Gizele Bressanelli.

Gizele complementa que há alguns anos a agência recebia uma encomenda tributada internacional por mês, hoje são em média 10 por dia. Com esse aumento, alguns objetos demoram mais tempo que o esperado para chegar. "Temos pessoas que compraram em novembro e ainda estão aguardando a entrega. Isso se deve ao grande número de compras, embora o Brasil tenha um dos sistemas de entrega mais eficiente do mundo. Nossos Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) são organizados e ajudam muito, ao contrário de outros países que não contam com essa organização", explica.

O número maior nas encomendas não contrastou com uma diminuição nas cartas. De acordo com Anelise e Gizele as pessoas ainda preferem o papel, seja para contas ou acompanhamento de qualquer investimento. "O número de cartas de pessoa para pessoa baixou, mas as empresas e serviços continuam utilizando nossos serviços. As pessoas ainda preferem o papel e embora a conta esteja na internet, muitos querem receber sua conta em casa", complementa Gizele.

E com esse aumento a agência estuda ampliar seu espaço físico, além da contratação de novos servidores. "Para nós é bom essas compras pela internet, é fluxo e serviço e gera receita para a empresa. Estamos aguardando a chegada de dois novos servidores que devem ajudar nessa demanda que cresce em Flores. O município está crescendo e precisamos de mais servidores", adianta Anelise.

Procon dá dicas
- Verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e telefones;
- Na hora de efetuar a compra com o cartão de crédito, é importante que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
- Se o consumidor conferir a segurança e finalizar a compra, a loja deve enviar por e-mail um comprovante da compra, onde geralmente consta o número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega.
- Imprima o comprovante e o guarde até o recebimento do produto. Em caso de atrasos ou de o produto não ser entregue, o consumidor terá este documento para reclamar da empresa junto ao Procon.

Fonte: Procon

De olho na entrega
Quem estiver esperando por uma encomenda, é importante prestar atenção na sua caixa de correio. Os Correios realizam três tentativas de entregas, se ninguém estiver em casa é deixado um aviso para a retirada do pacote na agência, onde a encomenda fica por sete dias, depois é enviada de volta ao remetente. Se for de fora do país o prazo aumenta para, em média, 15 dias. Mais informações pelo telefone 3292.1063.

A professora Janaína De Barcellos Gelain é compradora virtual assídua. - Camila Baggio
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