Geral

Florenses em prol da solidariedade

Contêiner com doações de roupas saiu da Itália com destino a Caxias do Sul

Um ato de solidariedade que atravessou o oceano. Empresários de Flores da Cunha fazem parte de uma ação de doação de mais de 3,6 mil peças de roupas que veio da Itália: é o Contêiner Solidário.
Tudo iniciou a partir de um projeto chamado Chaire Gynai, que em Roma acolhe mulheres refugiadas. À frente do projeto uma irmã que, por anos, viveu em Caxias do Sul: Irmã Eleia Scariot. As doações que começaram a ser recolhidas em setembro de 2020 têm como destino o projeto Mão Amiga, encabeçado por Frei Jaime Bettega. 
De Flores da Cunha, estão presentes na ação as empresas Transportes Sérgio A Muraro e a Binotto, através do italiano Andrea Martinon. “Juntamente com outras pessoas da Itália embarcamos esse contêiner de roupas que chegou no sábado, dia 14, em Caxias do Sul”, comemora Martinon, que contou com a ajuda de outras pessoas, inclusive do General Alessandro Della Posta, que deu a oportunidade de despachar o contêiner de uma forma mais viável.
O frete do Porto de Rio Grande para o Porto Seco de Caxias do Sul foi realizado pela Transportadora Muraro. Conforme Alexandre Sozo, que atua na empresa, há dois meses o contêiner deixou o Porto de Gênova, na Itália, rumo a Caxias do Sul com as doções. “A ação é entre amigos e empresas que fizeram de tudo para que o contêiner chegasse em Caxias do Sul. Passamos por diversas dificuldades, mas não desistimos”, ressalta, enfatizando que todo o processo de despacho aduaneiro e o frete marítimo foram pro bono – pagos por voluntários e empresários. “Esse ano a logística internacional está com muitos problemas. Um contêiner que demora um mês para chegar no Brasil, agora demorou dois meses”, relata o italiano que destaca que o intuito do projeto é designar para a região um contêiner ao ano. “Agora é roupa, mas pode ser também algumas ferramentas importantes para as pessoas”. 
Essa ponte entre Itália e Brasil foi muito bem vista pelo Frei Jaime Bettega. “Nossa responsabilidade é enorme, vamos conseguir um espaço adequado para receber todos os usuários mais vulneráveis dos projetos sociais. Todos terão um documento em mãos e irão assinar o recebimento da doação. Tudo será registrado para após enviarmos um relatório à Itália”, garante o frei. 
Bettega também informa que em setembro um ato simbólico da entrega do contêiner será realizado com a presença do Cônsul da Itália e do vice-Cônsul na Serra, Gelson Castelan. 
Atualmente o contêiner está no Porto Seco de Caxias e passará por uma vistoria da Receita Federal. Ainda não há uma previsão de liberação da carga. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário