Geral

Florense selecionado no 'Histórias Curtas 2011'

Produtor audiovisual Juliano Carpeggiani dirigirá o roteiro 'Lá Longe', que começa a ser filmado em julho

O diretor e produtor audiovisual Juliano Carpeggiani, que no mês de maio foi o vencedor da VII edição do Concorso Memorie Migranti, na Itália, com o curta-metragem O País da Cocanha, comemora mais um feito. O curta Lá Longe, dirigido por ele e inscrito pela Alecrim Produções Culturais, de Porto Alegre, foi um dos oito projetos selecionados para participar do programa Histórias Curtas 2011, projeto do Núcleo de Especiais da RBS TV.

Conforme Carpeggiani a produção Lá Longe é um projeto antigo e que vem sendo desenvolvido desde 2007, quando Juliano produzia a série Vindima da Imagem. "Eu recebi o roteiro naquela época, como uma das possibilidades para curta de ficção da série. Mas como o roteiro não tinha vínculo com a imigração italiana, engavetamos para realizar em outra oportunidade. E agora chegou a vez", destaca o diretor.

O curta Lá Longe contará a história de um menino de 11 anos que foi criado apenas pela mãe e decide conhecer o pai. Junto com um amigo, ele sai às escondidas rumo a uma cidade próxima ao vilarejo onde vive. "A produção trata de um momento pelo qual todo mundo já passou, que é quando a gente percebe a infância indo embora e tem os primeiros vislumbres da vida adulta. É uma história sobre o fim da infância e a jornada do menino representa isso. A ideia é trabalhar como um conto literário com uma atmosfera nostálgica", explica Carpeggiani.

A produção tem roteiro de Moisés Westphalen, que já trabalhou com Carpeggiani nos curtas Zaratustra e Vinho de Verdade, e a direção de fotografia ficará a cargo de Alesi Ditadi. A partir da próxima semana a equipe começará o teste com os atores e nos meses de julho e agosto ocorrem as gravações. As filmagens serão realizadas no município de Ivoti. "O lugar tem todo o charme para a atmosfera que queremos dar para o curta", diz o diretor.

Seleção

O Histórias Curtas 2011 teve 14 projetos pré-selecionados, sendo que oito foram aprovados pela Comissão de Seleção para serem produzidos a partir de julho. Os curtas serão apresentados em outubro e novembro, aos sábados, logo após o Jornal do Almoço. Cada projeto recebe R$ 40 mil, além de utilizar equipamentos de gravação e edição. No mês de dezembro ocorre a festa de premiação do 11ª edição do Histórias Curtas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Integraram a comissão de seleção: Nora Goulart, da Casa de Cinema de Porto Alegre; Gilberto Perin, diretor do Núcleo de Especiais da RBS TV;  o ator Werner Schünemann; e Jaime Lerner, representando a Associação dos Profissionais e Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul.

Projetos selecionados

- Confidencial, de Pablo Roque Chasseraux (Estação Elétrica)
- Dona Herta, de Luis Mário Fontoura (Besouro Filmes)
- Folha em Branco, de Iuli Gerbase (Besouro Filmes)
- Inca, de Bruno Carvalho (Matilha Filmes)
- Lá Longe, de Juliano Carpeggiani (Alecrim Produções Culturais)
- O Guitarrista no Telhado, de Guto Bozzetti (Cartunaria Desenhos)
- Pequena Alma Terna Flutuante, de André Costantin (Transe Filmes)
- Todos os Balões Vão para o Céu, de Frederico Cabral (Animake)



Juliano Carpeggiani. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário