Filme ‘Terra em Transe’ terá sessão comentada
Encontro ocorre nesta quinta-feira, dia 22, no Espaço Cultural São José, e tem entrada franca
Uma noite para promover a educação audiovisual e despertar o senso crítico do público para o cinema brasileiro. É isso que propõe a sessão do filme Terra em Transe, que irá transformar o Espaço Cultural São José (Rua Barros Cassal, n° 777, Centro) em uma sala de cinema na próxima quinta-feira, dia 22. O início da sessão está marcado para as 20h, e o encontro é promovido de forma independente pelo projeto Cinemeando e um grupo de voluntários de diferentes áreas profissionais.
Terra em Transe (1967), dirigido pelo cineasta Glauber Rocha, é considerada uma das principais obras do cinema brasileiro em todos os tempos. O longa se passa na fictícia Eldorado, em uma conjuntura pré-revolucionária, fazendo referência ao Brasil daquele momento e a países latino-americanos que viveram o ciclo das ditaduras militares.
Logo após a exibição do filme, o cineasta florense Juliano Carpeggiani e o jornalista, que atua como roteirista e diretor de documentários, Nivaldo Pereira, irão discorrer sobre cinema e temas levantados pelo longa, em debate aberto ao público. A abertura da sessão terá projeção do curta Imigrantes (2015), produzido por Isadora Guerra e realizado pela Catraca Filmes.
O evento tem entrada franca e pede-se apenas a doação de itens escolares ou brinquedos, que posteriormente serão repassados à Secretaria de Turismo para distribuição no Natal.
Sobre a iniciativa
O Cinemeando é um projeto de educação audiovisual que surgiu no ano de 2012, em Porto Alegre. O objetivo da iniciativa é a educação audiovisual, o despertar crítico e a formação de público para o cinema brasileiro e filmes obscuros de diversas nacionalidades.
Cinema Novo
Glauber Rocha é amplamente considerado o cineasta mais influente do chamado Cinema Novo. Além de Terra em Transe, sua obra mais importante é Deus e o Diabo na Terra do Sol, que foi indicado à Palma de Ouro em Cannes (França) em 1964. O Cinema Novo é um gênero e um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela ênfase na igualdade social e intelectualismo que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. O Cinema Novo se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil. Influenciados pelo neorrealismo italiano e pela Nouvelle Vague francesa, filmes produzidos sob a ideologia do Cinema Novo se opuseram ao cinema tradicional brasileiro de até então, que consistia principalmente em musicais, comédias e épicos ao estilo hollywoodiano.
0 Comentários