Festividades e conquistas unidas
Em 1966 o distrito realizou a primeira Festa Paroquial da Uva
Otávio Rocha sempre se destacou por suas festividades. Em 1966 o distrito realizou a primeira Festa Paroquial da Uva, hoje Fecouva, e era exemplo de enoturismo através da Vinícola Slaviero, que levava até a comunidade muitos turistas.
Conforme o historiador e filho da comunidade, Floriano Molon, Otávio Rocha entrou num período de estagnação e muitas famílias tiveram que sair da localidade em busca de emprego após o encerramento das atividades da vinícola. “Com a criação da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, foram feitas diversas reuniões para buscar de novo o desenvolvimento. Assim, em 1973, para assinalar a posse do subprefeito de Otávio Rocha, Ivo Pienegonda, deu-se uma maior envergadura à solenidade incluindo uma programação popular com a festa do Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho de 1973”, conta Molon, destacando que desde a primeira festividade um numeroso público assistiu a celebração, participou do almoço e conferiu diversas atrações, como a apresentação de paraquedistas.
Nascia ali a festa em homenagem ao colono e motorista, evento que a Associação de Amigos de Otavio Rocha organiza até os dias atuais. “Lembro que, desde criança, a minha família sempre participou da Festa da Colônia que homenageia os colonos e motoristas, um evento muito importante, pois o distrito de Otavio Rocha tem suas raízes fortes na agricultura”, destaca o presidente da Associação, Ademir Barp.
A tradicional Festa da Colônia, que em 2021 chegou a sua 47ª edição, a cada ano crescia em admiração e presença. “A par da festa e suas atrações, começamos a receber também as autoridades municipais e estaduais e foram assim encaminhadas diversas reivindicações. Praticamente não teve ano que não tivesse alguma inauguração de obra comunitária, melhorando a vida dos moradores e estimulando o pequeno comércio, em especial de produtos agrícolas, do artesanato e relacionado à culinária”, destaca Floriano Molon, que diversas vezes presidiu a Associação Comunitária de Otávio Rocha.
As reivindicações
Toda celebração da Festa da Colônia foi aliada a conquistas da comunidade. “As mais significativas foram, sem dúvida, a abertura de diversos poços artesianos e o encanamento de água potável. Antes, tudo dependia de mangueiras e nascentes”, destaca Floriano Molon.
O atual presidente da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, Ademir Barp, também corrobora com a conquista, relatando que com a chegada da água potável tudo começou a se desenvolver, principalmente a área urbana.
Com a festa, também vieram melhorias nas estradas, asfaltos, telefones comunitários, telefones DDD, posto bancário, a Praça Regional da Uva, o Parque da Gruta, o novo Salão Paroquial, a restauração do Casarão dos Veronese, o Museu Padre Alberto Lamonatto, entre tantas outras conquistas. “Otávio Rocha, devagar, foi manchete em diversos anos com a Festa do Colono e Motorista. Valorizou-se a música, a religiosidade, a culinária, homenageou-se diversas categorias, como os imigrantes, carreteiros, os avós e sobremaneira a produção de uvas e vinhos”, revela Molon.
E neste ano não poderia ser diferente: a inauguração do posto bancário da Cresol estava na programação do último domingo, dia 25, durante a comemoração da 47ª Festa da Colônia.
Barp, durante cerimônia de abertura da cooperativa, relembrou os feitos a partir da Festa da Colônia. “Foram várias conquistas ao longo desses anos e, neste ano, não poderia ser diferente”, enfatizou o presidente que garante: “Hoje é difícil imaginar Otávio Rocha sem promover o evento que homenageia o colono e o motorista. Já faz parte da nossa cultura”.
A visibilidade
“A Festa da Colônia tem uma ampla receptividade e foi responsável pela união e mobilização da região do distrito buscando as suas melhorias”, destaca Floriano Molon. Mas também é visivelmente reconhecida durante a Festa Colonial da Uva e Moranguinhos – Fecouva – que ocorre a cada quatro anos no distrito.
A Fecouva está programada para acontecer em 2022 e a festa já conta com seis embaixatrizes que realizam o pré-concurso. A escolha da rainha e das princesas ainda não tem data para acontecer.
Molon ainda destaca que o distrito já foi palco de muitos acontecimentos e tem diversos atrativos turísticos. “Otávio Rocha tem a sua bela história e a colaboração muito interessante da comunidade em todas as iniciativas. Espera-se que continue a crescer e servir ao seu povo e visitantes”, finaliza.
Uma festa diferente, mas com os mesmos princípios
O ano de 2021 foi marcado pela volta da tradicional Festa da Colônia que, em 2020, não pôde ser realizada por motivos da pandemia.
No último domingo, dia 25, dia do Colono e Motorista, uma celebração com número reduzido de pessoas ocorreu na Igreja Matriz do distrito. Após, teve a tradicional bênção dos tratores, que, em fila, percorreram a frente da Igreja.
O almoço com o prato típico de Flores da Cunha, o menarosto, foi realizado em formato drive-thru. “Nesse ano, a Festa da Colônia de Otávio Rocha chegou a sua 47ª edição, não no modelo tradicional, por causa da pandemia, mas mesmo assim repetindo o sucesso dos anos anteriores”, finaliza o presidente da Associação, Ademir Barp.
0 Comentários