Festival dos Melhores Vinhos: as 12 sugestões imperdíveis de Andréia Debon
Sommelière destaca rótulos essenciais e dá dicas para aproveitar ao máximo o evento em Flores da Cunha.
Com quase 150 rótulos em oferta, o festival dos Melhores Vinhos é um desafio para os apreciadores. Como escolher entre tantos rótulos, sabores e experiências? Para guiar os visitantes do evento, o jornal O Florense lançou este desafio para a jornalista e sommelière Andréia Debon.
Editora da revista Bon Vivant e diretora do projeto "Andreia Debon Vinhos e Experiências na Itália", ela conhece os aromas e sabores de Flores da Cunha como poucos. Assim, ela foi convidada a sugerir 12 rótulos "imperdíveis" no festival.
É preciso esclarecer que Andreia resistiu ao convite. Em suas palavras, "todos os vinhos das vinícolas no evento poderiam ser indicados neste espaço". É verdade, mas faltariam páginas no jornal para escrever sobre tantos vinhos!
As dicas abaixo são de vinhos que Andréia já degustou, seja em eventos, visitas às vinícolas ou para os guias de vinhos organizados pela revista Bon Vivant. Um pequeno guia para ajudar a desfrutar do evento. Mas, o festival tem muito mais a oferecer e Andréia aconselha que cada um desbrave o mundo dos vinhos a sua forma.
— Na hora de escolher um vinho é importante saber qual é o estilo de produto que você gosta, branco, rosé, tinto ou espumante. Depois pense na uva, mais ou menos aromática, com mais acidez ou mais tanino. É muito importante também conhecer novas uvas e se abrir para vinícolas as quais você nunca degustou um vinho. Assim você vai conhecendo outros produtos e ampliando seus conhecimentos sobre vinhos. No Festival, a minha sugestão é você apreciar os vinhos com calma, provar rótulos diferentes e valorizar o potencial dos produtos de Flores da Cunha — sugere Andréia.
Quem é Andréia Debon...
Com 20 anos trabalhando com vinhos, a jornalista e sommelière dá cursos de degustação de vinhos para quem quer iniciar ou se aprofundar nos conhecimentos sobre a bebida. Seu foco são mulheres.
Confira as dicas abaixo:
Hortência Moscato Giallo - Você é daquelas pessoas que nos eventos sempre opta por outra bebida, mas gostaria de começar a gostar de vinhos? Então a minha dica é: comece pela uva Moscato Giallo. Este branco da Hortência é a porta de entrada para o mundo dos vinhos. É bem aromático, com notas de flores brancas, papaia e frutas tropicais. Tem boa acidez, é refrescante e persistente.
Monte Reale Linha Videiras Sauvignon Blanc - Este vinho é uma super dica para você que gosta de vinhos brancos aromáticos e com acidez alta. Apresenta um perfil equilibrado entre notas vegetais e de frutas cítricas (como limão e toranja) e tropicais (como maracujá e pêssego). É um vinho ideal para happy hour, para beber nos dias mais quentes bem geladinho!
Mioranza – Espumante Rio Bravo Brut - Os espumantes brut são vinhos borbulhantes que harmonizam com todos os pratos. A Mioranza tem uma linha ampla deste estilo de produto. Minha dica é degustar um espumante da linha Rio Bravo. Elaborado pelo método Charmat com as uvas Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir, este é um espumante fresco, com acidez equilibrada.
Gazzaro Chardonnay - A Chardonnay é considerada a rainha das uvas brancas. Tem origem na França e é a variedade branca mais plantada do mundo. É uma uva bastante versátil, com ela se elaboram também espumantes. Em Flores da Cunha uma das vinícolas que tem se destacado na elaboração do Chardonnay é a Gazzaro. Com aromas cítricos, tropicais, flores e mel, este vinho tem como destaque uma breve passagem por barricas de carvalho, o que o deixa ainda mais especial.
Vilena – Dom Olivio Teroldego - Se você gosta de tinto encorpado a sugestão é você provar este vinho da Vinícola Vilena. O destaque deste Teroldego (nome da uva originária da Itália) são os aromas bem maduros, lembrando muito a ameixa preta. Apesar de ser um vinho potente, seus taninos são macios, redondos. É elegante em boca e uma boa dica para apreciar com o menarosto!
Bebber – Tannat e Touriga Nacional - Talvez você nunca tenha ouvido falar da uva Touriga Nacional, mas é uma variedade interessante. Tanto varietal quando em um blend, como esse da Família Bebber. É um vinho com aromas bem presentes de frutas maduras. Em boca, tem taninos macios e boa persistência. Isso se dá ao seu tempo de amadurecimento em barricas de carvalho, 12 meses. Portanto, se você gosta de um vinho tinto amadeirado, mas elegante ao mesmo tempo, essa é uma boa dica.
Casa Venturini Le Bateleur Rosé Tannat - Se você gosta de rosé deve provar este vinho da Casa Venturini. E não somente porque ele é muito bom, mas porque você terá a oportunidade de degustar um dos 16 vinhos mais representativos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Enologia. Tanto da safra 2023 quanto da 2024. É elaborado com a uva Tannat, uma tinta de potência e estrutura. É ideal para apreciar com comida.
Famiglia Veadrigo Vinho Rose Fino Shiraz/Merlot - A elegância e sofisticação da Merlot, uma das uvas mais plantadas do Brasil, e a potência e riqueza aromática da Shiraz, uma uva instigante, em um mesmo vinho. Este rosé da Famiglia Veadrigo é garantia de sucesso seja num happy hour ou para harmonizar com pratos mais encorpados. É leve, macio e refrescante! Tenho certeza de que você vai gostar!
Salvattore Merlot Reserva - Na hora de indicar um vinho da Salvattore fiquei na dúvida entre dois tintos os quais tive a oportunidade de degustar nos últimos meses: Cabernet Franc e Merlot Reserva. Optei pelo Merlot porque é a variedade considerada “emblemática” no Brasil. Amplamente plantada, a uva origina um vinho que agrada aos mais diversos paladares, desde quem está iniciando no mundo dos tintos até quem já é um apreciador do estilo de longa data. O Merlot Reserva tem 12 meses de carvalho francês, o que o deixa mais redondo e agradável em boca.
Nova Aliança – Aliança Ancellota - Outro vinho que é uma sugestão para você degustar, se já é um apreciador de tintos potentes, é o Ancellota, da Cooperativa Nova Aliança. Elaborado com uvas provenientes da Campanha Gaúcha, onde a cooperativa possui terras (este terroir é ideal para uvas tintas), este vinho é encorpado, potente, tem muita personalidade. Seus taninos são bem presentes, mas são equilibrados com a acidez, então é um vinho para apreciar com um prato mais pesado, uma carne, por exemplo.
Fante Indústria de Bebidas - Prosecco - Prosecco é um espumante com origem na Itália, na região do Vêneto. Por lá, centenas de vinícolas o elaboram e é o espumante mais vendido do mundo. Em Flores da Cunha diversas vinícolas o elaboram e a dica é você degustar o Prosecco elaborado pela Fante. É leve, refrescante, ideal para quem não gosta de um brut e também não aprecia o moscatel. É elaborado com uma uva que se chama Prosecco (ou Glera). Essa uva origina vinhos baixo teor alcoólico e acidez elevada.
Viapiana Green - Já consagrado entre os vinhos brancos da Vinícola Viapiana, o Green é dica certeira se você gosta de um vinho branco leve e fresco. É elaborado com três uvas diferentes: Glera, Viognier e Riesling Itálico. Esse blend faz com que o vinho tenha aromas de frutas cítricas com notas vegetais, em boca tem uma acidez muto agradável. Um vinho que cai muito bem com uma tábua de frios, por exemplo!
0 Comentários