Geral

Festival da Primavera de Nova Petrópolis inicia no dia 10 de setembro

Evento presencial será realizado na Rua Coberta e Praça das Flores com entrada gratuita

Entre os dias 10 e 20 de setembro, Nova Petrópolis realiza o Festival da Primavera (Frühlingsfest), evento com atrações presenciais na Rua Coberta e na Praça das Flores, com entrada gratuita. Além de três exposições permanentes ao longo dos 11 dias, a programação oferecerá 16 apresentações musicais, 13 oficinas técnicas, três caminhadas e passeios diários de jardineira.

Saudando a chegada da estação mais florida do ano, a exposição de paisagismo e comercialização de produtos ocorrem diariamente, das 9h às 19h, na Rua Coberta. Nos mesmos dias e horários, a Praça das Flores recebe a Exposição de Abelhas sem Ferrão, do meliponicultor Orlando Morschel, e a 1ª Exposição Novaves, que é organizada pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha e reunirá imagens de pássaros do Rio Grande do Sul.

O passeio de jardineira também funciona diariamente, com venda de bilhetes e embarque na Praça das Flores, das 9h às 17h. Além do tour panorâmico, a novidade para o Festival da Primavera é o passeio com visita guiada à Floricultura Ursula, diariamente às 10h e 16h.

“Junto das exposições e passeios, que são as atrações permanentes nos 11 dias do Festival da Primavera, temos uma série de atividades, todas voltadas aos temas centrais do evento, como o contato com a natureza, as cores da estação, o conhecimento técnico e a música”, destaca o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

As oficinas do Festival da Primavera incluem temáticas variadas, como plantas comestíveis, pintura com aquarela, cultivo de orquídeas, produção de geleias, uso de fermentos naturais para pães artesanais, compostagem e produção de adubo orgânico, arte e música e abelhas sem ferrão. Em alguns casos, há necessidade de inscrição prévia.

O Festival da Primavera é também a oportunidade para conhecer as belezas naturais de Nova Petrópolis. A Caminhada Observação de Aves, promovida pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha, acontecerá no dia 11 de setembro. Outras duas atividades serão organizadas pela Associação Tchon Ji: Caminhada Ninho das Águias, no dia 11; e Caminhada ao Panelão, no dia 19.

Serão 16 apresentações musicais na Rua Coberta ao longo dos 11 dias de programação do Festival da Primavera. Além de nove shows acústicos e de apresentações musicais de alunos do Espaço Cultural Canguru, a programação conta com concertos da Banda Municipal de Nova Petrópolis (dia 12, 17h), Orquestra Juvenil de Nova Petrópolis (dia 18, 14h) e Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis (dia 19, 17h). No dia 20 de setembro, às 17h, o Grupo Mas Bah! faz o encerramento do Festival da Primavera. 

A realização do Festival da Primavera foi autorizada pelo Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Serão obedecidos protocolos especiais de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, controle de ocupação e distanciamento dos espaços e oferta de álcool gel. O evento não contará com praça de alimentação.

 - Arquivo/Mauro Stoffel
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário