Geral

Festejos Farroupilhas se iniciam no próximo sábado

Chegada da Chama Crioula está prevista para as 16h, no Parque da Vindima Eloy Kunz. Programação vai até 21 de setembro

A partir do próximo sábado, dia 13 de setembro, Flores da Cunha inicia a programação dos Festejos Farroupilhas de 2014. Com shows, concursos artísticos de declamação, danças tradicionais e intérprete vocal, bailes e apresentações, a semana mais gaúcha do ano assume as cores do Rio Grande do Sul, assim como o Parque da Vindima Eloy Kunz, que vira palco para prendas e gaúchos. Com a intenção de difundir, expandir e valorizar a cultura, os aspectos regionais, além dos diferentes temas da formação da sociedade gaúcha e o legado das etnias formadoras, a programação vai até o dia 21.

Hoje, dia 10, às 15h, haverá recepção da Cavalgada da Integração entre Nova Pádua e Flores da Cunha, na Linha 100. Após, os cavalarianos seguem até o Parque de Eventos Antônio Dante Oliboni. Às 19h30min haverá jantar no local. Na quinta-feira o grupo parte em direção a São Marcos. No sábado os tradicionalistas seguem de Flores da Cunha em direção ao Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, para buscarem a Chama Crioula. Está prevista a passagem pelo pórtico do Acesso Sul às 8h e, em São Gotardo, no posto Trebrobras, às 8h30min. Após almoçarem em Caxias o grupo retorna a Flores.

Um momento para fortalecer os aspectos típicos regionais, incluindo os hábitos e costumes como a indumentária, a culinária, as crenças, a música e a dança dos gaúchos, os Festejos Farroupilhas marcam o mês de setembro em cidades de todo o Rio Grande do Sul, dos Pampas à Serra. Assim se destacou no evento de lançamento, dia 28 de agosto, na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Galpão Serrano. O frio da noite não espantou as cerca de 400 pessoas que prestigiaram o evento que, além de autoridades, contou com a presença do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manuelito Savaris, e da diretora de Cultura do MTG, professora Odila Paese Savaris, que palestrou com o tema Eu Sou do Sul.

O evento florense conta com uma programação especial por nove dias, unindo famílias, escolas e entidades tradicionalistas pela difusão da cultura gaúcha. “É muito bom ver tantas pessoas, de todas as idades, irmanadas com o objetivo de manter nossas tradições”, valoriza o prefeito Lídio Scortegagna. Por ter apresentado um modelo bem aceito pelos florenses, a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços buscou melhorar a estrutura do Parque da Vindima, assim como no ano passado, e tornar o local um verdadeiro piquete. “Queremos uma semana de atividades para toda a família, tanto que mudamos as apresentações do Concurso Artístico para um horário o qual os pais pudessem prestigiar seus filhos. O intuito é envolver a comunidade, pois temos espaço para todos os públicos”, adianta o secretário de Turismo, Everton Scarmin.

A prefeitura recomenda que na entrada do Parque sejam doados um brinquedo novo ou material escolar. Os donativos serão revertidos a crianças carentes do município no Natal. Os Festejos Farroupilhas são uma realização da prefeitura de Flores da Cunha, dos CTGs Galpão Serrano, Velho Tropeiro Serrano, e Querência de São Pedro, do DTG Herança da Tradição e dos piquetes Tropeiro Serrano, Tropeiros e Cavaleiros Picaço Velho.

Programação
Os Festejos Farroupilhas terão abertura oficial às 16h do dia 13, sábado, com a chegada da Chama Crioula, que virá de Caxias do Sul nas mãos de cavalarianos. O dia será uma oportunidade para aqueles que gostam de ‘arrastar o pé’ em um baile. Às 17h haverá show com o grupo Encanto Nativo, após, grupo Camoatin e, às 21h, baile com Cássia Abreu. No domingo ocorrerão outras apresentações e, na segunda-feira começam as provas do Concurso Artístico.

Um dos atrativos preparados para este ano é a mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul. Durante quatro dias entidades irão falar sobre nosso Estado, a formação do povo, as características culturais e o somatório de todas as etnias que contribuíram para a povoação do Rio Grade do Sul, também no Parque da Vindima. No dia 21, último dia de atividades, haverá uma Missa Crioula.



Programe-se

Dia 13/9
16h – Recepção da Chama Crioula e abertura da Semana Farroupilha.
17h – Show com grupo Encanto Nativo.
19h – Show com grupo Camoatin.
21h – Show e baile com Cassia Abreu.

Dia 14/9
16h – Show do grupo de cultura nativa Alma Serrana.
17h – Show com Estilo Campeiro.
20h – Baile com Os Campeiros.

Dia 15/9
18h – Concurso Artístico – Declamação.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Velho Tropeiro Serrano.
21h – Baile com grupo Bombacha Preta.

Dia 16/9
18h – Concurso Artístico – Danças Tradicionalistas.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Querência de São Pedro.
21h – Baile com Alma Campeira.

Dia 17/9
18h – Concurso Artístico – Intérprete Vocal.
20h30min – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul, CTG Galpão Serrano.
21h – Baile com grupo Eco das Coxilhas.

Dia 18/9
18h – Premiação do Concurso Artístico.
19h – Mostra e oficina cultural Eu Sou do Sul DTG Herança da Tradição.
19h30min – Show com Trio Nativo e Grupo.
21h – Baile com Balanço Fandangueiro.

Dia 19/9
19h – Show com Rebenque Musiqueiro.
21h – Baile com Baitaca e Grupo Fundo da Grota.

Dia 20/9
14h – Encontro dos grupos Melhor Idade e Cras e baile com o grupo Candiero da Flor Morena.
19h – Show com Coração Pampeano.
21h – Baile do Candiero com Marquinhos do Acordeon e Grupo Tropeada.

Dia 21/9
10h30min – Missa Crioula.
14h – Encontro de Gaiteiros.
16h – Baile com Ernesto Nunes e grupo Estilo Serrano.
18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento da Semana Farroupilha.
18h30min – Baile com Maicon Passarin e grupo de Cima da Serra.

Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.


Lançamento da programação ocorreu no dia 28 de agosto. - Bárbara Lipp/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário