Fenavindima mais perto da comunidade
Corte da festa, com o apoio das embaixatrizes, realiza ações para envolver os florenses no evento
O slogan da 14ª Festa Nacional da Vindima já diz tudo: a festa de todas as mãos. E é a partir deste mote que a corte e a organização do evento pretendem atingir os mais diversos públicos. A rainha Fernanda Molon Andreazza e as princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani, com o auxílio das embaixatrizes, já trabalham em projetos que visam aproximar a população da festa. Além disso, as soberanas também recebem sugestões sobre o que os florenses querem conferir na Fenavindima. De acordo com a rainha Fernanda, a festa precisa valorizar a comunidade. “Todos nós juntos construímos a história de Flores da Cunha e da Fenavindima, então nada mais justo do que construirmos a nossa festa com base nos talentos daqui e no que as pessoas esperam ver no evento”, diz.
Um dos projetos que está em andamento surgiu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e atinge os alunos das escolas municipais, estaduais e particular do município. Para envolver os estudantes com a festa, foram propostas atividades segmentadas para cada faixa etária. As crianças da educação infantil, 1º e 2º ano retrataram as soberanas em um desenho. Os alunos de 3º ao 5º ano escreveram uma carta que explica como eles se sentem em relação à festa. Os jovens do 6º ao 9º ano entregaram opiniões sobre atividades e atrações que esperam ver na Fenavindima. Já os estudantes do Ensino Médio responderam um questionário referente ao evento. “A gente quer que eles participem e criem amor pela festa, além de carinho e afeição pela nossa cidade e cultura”, declara Fernanda. Os trabalhos foram recebidos durante a Feira do Livro, quando a corte e as embaixatrizes realizaram o Momento Fenavindima 2020, e serão avaliados e posteriormente repassados para a organização do evento.
Além das crianças e jovens, as soberanas e embaixatrizes, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estão desenvolvendo atividades com os mais de 400 idosos dos projetos sociais Conviver e Semear. Elas participam dos encontros e falam sobre as expectativas da festa. Como uma forma de incluir a comunidade no evento, foi realizado um questionário com os idosos que desejam participar do espaço de artesanato na festa. Dessa forma, quem faz crochê, macramê, filé, dressa, ponto cruz, tricô, frivolité, entre outros bordados, está sendo cadastrado para ajudar durante a Fenavindima. A corte reforça que é preciso mostrar aos turistas os talentos locais. “Sabemos que a nossa comunidade é riquíssima e tem talentos extraordinários ligados ao artesanato. Exibir essas pessoas fazendo o seu trabalho é uma forma de reconhecimento”, destaca a rainha.
Outra ação que está sendo pensada para a 14ª edição do evento é o repasse de receitas culinárias, aquelas que perpetuam de geração em geração. A ideia é reunir dicas de culinária elaboradas pelos moradores de Flores para distribuir a quem passar pelo Parque da Vindima.
Segundo Fernanda, é preciso oferecer uma experiência completa aos visitantes da festa. “Nós somos a uva, o vinho, a agricultura e a colônia, mas também a arte e a música. Somos a Flores da Cunha que fala o dialeto talian, mas que conta com indústrias modernas”, afirma a soberana.
Também está em andamento a criação da comissão jovem da Fenavindima. “O intuito é reunir várias entidades do setor para mobilizar e atingir o público jovem e o comércio”, explica Fernanda.
Além disso, as soberanas e embaixatrizes divulgam o evento nas tradicionais festas de colônia que ocorrem em diversas comunidades do município e em eventos na região, como a FenaMassa e o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado – na ocasião foi entregue o convite da Fenavindima ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A 14ª Festa Nacional da Vindima irá ocorrer de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020.
O que os florenses estão pedindo
- shows
- parque de diversões
- oficinas gastronômicas
- degustação de produtos
- desfile de carros alegóricos
Apresentação dos trajes oficiais
A cerimônia de apresentação dos trajes oficiais da rainha Fernanda Molon Andreazza e das princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani irá ocorrer no dia 4 de dezembro, a partir das 19h30min, na Casa Gazzaro, em Otávio Rocha. Os vestidos são confeccionados pela estilista florense Eliana Schiavenin Gavazzoni, da Cozzire.
0 Comentários