Fenavindima: a 42 dias da abertura, poucas ações estão concretizadas
Promessa da organização do evento é intensificar obras a partir da próxima semana. Nesta quarta-feira, a Câmara de Vereadores aprovou, em sessão extraordinária, convocada pelo prefeito, a destinação de R$ 885 mil para o evento. A verba seria para cobrir despesas diante da demora no recebimento de auxílio por parte de leis federais de incentivo à cultura
Na última quarta-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores se reuniu para uma sessão extraordinária. Na pauta do encontro esteve a aprovação de um repasse no valor de R$ 885 mil que a prefeitura fará para a organização da XII Festa Nacional da Vindima e para a realização das obras no Parque da Vindima Eloy Kunz. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Conforme o presidente da Associação Comunitária Fenavindima, Sérgio Dal’Alba, o dinheiro foi repassado à entidade como uma garantia, já que o município aguarda respostas de possíveis patrocínios, além da liberação de recursos federais, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet. “Essa é uma medida de precaução. Não quer dizer que vamos gastar todo esse dinheiro. Precisamos contratar muitos serviços e, para isso, temos que ter o dinheiro em mãos. Não podemos aguardar pela liberação” explica. Dal’Alba ressalta que o período de transição eleitoral foi prejudicial para a captação de recursos. Todavia, se o município receber as verbas o dinheiro será devolvido aos cofres públicos.
O dinheiro veio a calhar, já que a 42 dias da Festa, programada para iniciar em 18 fevereiro, pouco se ouve falar do evento e quase nada está sendo feito no parque, sede da Festa. Embora o secretário de Turismo Indústria e Comércio de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, afirme que as reformas iniciaram ainda na última quinzena de dezembro, nada foi visto na tarde de ontem. Apenas uma pessoa realizava a limpeza de muros, calçadas e banheiros. Mas, Lisboa explica que na próxima segunda-feira, dia 10, sai o resultado de uma licitação feita pela prefeitura. “A partir disso, as obras terão início imediato”, assegura.
Segundo ele, além da reforma das casinhas destinadas à comercialização de produtos coloniais, localizadas na entrada do parque, ainda será efetivada a pintura da fachada lateral da Escola de Gastronomia. Já as maiores obras ocorrerão no pavilhão principal. “O telhado será reformado, bem como os banheiros externos. O restaurante também receberá melhorias no piso, nas paredes e na cozinha”, adianta.
Viagem à Brasília
Os trabalhos de divulgação da festa também devem se intensifica. Conforme o Secretário de Turismo, Carlos Lisboa, o material deve ficar pronto até o dia 13 de janeiro, data que inicia a divulgação em veículos de comunicação da região e da capital gaúcha. A grande novidade neste sentido é que está sendo programada uma visita à presidente eleita, Dilma Rousselff, entre os dias 18 e 21 de janeiro. “Existe uma pré-agenda para estes dias. A princípio está tudo certo para a visita. Aguardamos apenas a confirmação da assessoria”, adianta Lisboa. Em relação à programação artística, estão confirmadas as apresentações de Acústicos e Valvulados, Os Serranos, Guri de Uruguaiana, Carlos e Jardel e San Marino.
Confira a agenda
Quinta-feira, dia 13 – Visita a veículos de comunicação de Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha
Sexta-feira, dia 14 – Visita a veículos de comunicação de Bento Gonçalves, Garibaldi e região
Segunda-feira, dia 17 – Em viagem a Porto Alegre, comitiva visitará o governador do Estado, Tarso Genro, o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, e demais órgãos do governo. Também passarão por veículos de comunicação da capital.
Entre 18 e 21 – Embora não exista uma confirmação final, a expectativa é de que a comitiva visite a capital Federal, a presidente da república e outros órgãos do governo, além de veículos de comunicação.
Desfile tem temas definidos
Está em fase inicial a confecção dos carros alegóricos que participarão do desfile da Festa Nacional da Vindima. As 15 alegorias estão sendo construídas pela comissão organizadora da festa, por comunidades do interior e por entidades municipais.
Segundo a responsável pela confecção dos carros, Vivian Schiavenin, já estão definidos os temas de cada alegoria, que se basearão no slogan da festa: A Comida Colonial e a Alta Gastronomia no Maior Produtor de Vinhos do País. Além disso, sob o provérbio geral Se volemo ndar a vanti, tiremo tutti insieme (Se quisermos andar para frente, vamos trabalhar todos juntos), cada carro terá um provérbio individual. “Estamos visitando as comunidades para ver como está a montagem. O pessoal está bem envolvido com a confecção. Quase todas as plataformas estão prontas e quando estiverem concluídas as comunidades começarão a confecção”, diz Vivian.
Até o momento, participarão dos desfiles (com carros ou alegorias) as seguintes comunidades e entidades: Travessão Carvalho, Mato Perso, São Gotardo, Nova Roma, Otávio Rocha, São Vitor, Santa Líbera, Alfredo Chaves, Florense, UCS/Icif, Câmara Setorial de Malhas do Centro Empresarial e CTG.
A Fenavindima terá quatro desfiles (dois noturnos e dois diurnos), que serão realizados nos dias 19 e 27 de fevereiro e 5 e 13 de março. No incício havia sido divulgado que seriam seis. As apresentações acontecem na rua Borges de Medeiros. A proposta central do corso é manter a tradição e a cultura local, agregando alguns fatores cênicos.
Os temas
- Caça, pesca e menarosto (Travessão Carvalho)
- Polenta, queijo e salame (Mato Perso)
- Fartura (Otávio Rocha)
- Vinho (São Vitor)
- Transporte da uva e do vinho (Alfredo Chaves)
- Graspa (Santa Líbera)
- História do Galo (São Gotardo)
- Alta gastronomia (UCS/Icif)
- Malhas e móveis (Florense e Centro Empresarial)
- Pinhões e pissacan
- Trigo
- Nossa Senhora da Uva
Embeleze a cidade
A Prefeitura Municipal quer mobilizar a população para a Fenavindima. Uma desses esforços é o embelezamento da cidade para que esta fique atrativa aos visitantes. Flores estão sendo plantadas nas praças e nos canteiros centrais da Avenida 25 de Julho. Além disso, um projeto para construção de floreiras com bancos também na Avenida está em estudo.
A prefeitura solicita que a população mantenha suas calçadas e terrenos limpos. Quem quiser adquirir mudas de flores pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito pelo telefone 3292 1722.
Comercialização de espaços está aberta
Ainda existem espaços disponíveis para os expositores de vinhos interessados em participar da Fenavindima. De um total de doze espaços para a área de vinhos, apenas dois estão reservados. Dez estandes aguardam para serem ocupados. Há ainda um espaço destinado a Apromontes, no qual todas as empresas associadas a entidade estarão expondo. Conforme o responsável pela comissão Uva e Vinho, Darci Dani, o tamanho dos espaços ainda está sendo definido e a partir desses últimos ajustes a comercialização se intensificará. "Estamos com esperança de comercializar todos os estandes", frisa. A comissão organizadora também definiu que não haverá cobrança por metro quadrado dos estandes, sendo apenas cobrada ao expositor a parte da montagem do espaço.
Os interessados em expor no setor de vinhos devem entrar em contato com Darci Dani pelo telefone 3292 1184.
Enquanto que a parte dos vinhos tem apenas 16% dos espaços reservados para exposição, a área de móveis, malhas e confecções está 100% comercializada. De acordo com o responsável pelas vendas do setor, Pedro Bebber, a parte destinada aos móveis, malhas, confecções e demais produtos foi comercializada no final do ano. Os 27 espaços (três empresas moveleiras e 24 dos setores de malhas, confecções e outros produtos) ocuparão o Pavilhão 2. "A maioria dos expositores são de Flores da Cunha, pois demos preferência aos empresários daqui", diz Bebber.
Produtores de uvas podem se inscrever para exposição
Agricultores interessados em participar da exposição de uvas que acontece durante a Fenavndima podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro. Para incentivar a participação, os melhores cachos serão premiados. Vinte agricultores ganharão uma viagem técnica para o Chile com data prevista para a segunda quinzena de março, quando ainda poderão conferir o período da vindima no país vizinho. As uvas inscritas serão avaliadas por uma comissão técnica.
Variedades de mesa e viníferas, tintas, rosés e brancas, poderão ser observadas pelos visitantes que passarem pelo Parque da Vindima Eloy Kunz durante o evento. As uvas serão identificadas e expostas em uma estrutura padronizada. Todo trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com entidades como a Emater, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria da Agricultura e Ibravin, entre outras.
Cada expositor também receberá 10 ingressos gratuitos para visitar a Festa Nacional da Vindima e dois ingressos para o jantar de confraternização entre os expositores. Também está sendo preparada uma palestra sobre produção orgânica, associativismo e cooperativismo.
A comissão também trabalha na aquisição das uvas que serão distribuídas ao público que assistir aos desfiles alegóricos e aos visitantes da festa que ao adquirir seus ingressos poderão retirar um cacho de uva para degustar. Informações pelo telefone 3292 7500, no STR.
Jogos de Colônia iniciam no final de janeiro
A organização dos Jogos de Colônia, atividade de destaque dentro da programação da XII Festa Nacional da Vindima, iniciou ainda em dezembro de 2010, juntamente com lideranças das comunidades. Dividido em duas partes, o evento inicia no dia 22 de janeiro, na localidade de Mato Perso. A primeira etapa será classificatória, realizada em cada comunidade. Quem quiser pode se inscrever gratuitamente em uma ou mais modalidades. Nesses jogos, serão entregues medalhas para os que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares, sendo que o primeiro estará automaticamente classificado para a etapa final, que acontece no dia 19 de fevereiro, às 14h na Praça da Bandeira.
As provas dos Jogos de Colônia serão realizadas em forma de descontração entre os participantes e estão relacionadas com o dia a dia dos moradores do interior do município, com o intuito de divulgar a região rural de Flores da Cunha e promover a integração dos moradores das comunidades. As tarefas estão divididas em: individuais, em dupla e por equipes.
As inscrições poderão ser feitas antecipadamente com as lideranças comunitárias, na Secretaria de Turismo ou, ainda, no dia das provas, diretamente com a equipe organizadora.
Confira as datas da etapa seletiva
22/01- 15h- Mato Perso / 23/01- 9h- São Roque / 29/01- 15h- Otávio Rocha / 30/01- 9h- Nova Roma / 05/02- 15h- Cidade e São Gotardo / 06/02- 15h- São João / 12/02- 15h- São Cristóvão e 13/02- 9h Alfredo Chaves.
As provas dos Jogos de Colônia
Corrida de carriola (mista/2pessoas)
Revezamento de salame (misto/4pessoas)
Fazer bigoli (misto/2 pessoas)
Transportar vinho (misto/2pessoas)
Esmagar uva com os pés(misto/2pessoaas)
Cabo de Guerra
Lançamento de ovo (masculino e feminino/ 2 pessoas)
Debulhar milho (masculino/1 pessoa)
Arremesso de queijo (masculino e feminino/ 1 pessoa)
Plantar milho (individual/1pessoa)
Jogo de cartas- Briscola e Trisete
Conforme o presidente da Associação Comunitária Fenavindima, Sérgio Dal’Alba, o dinheiro foi repassado à entidade como uma garantia, já que o município aguarda respostas de possíveis patrocínios, além da liberação de recursos federais, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet. “Essa é uma medida de precaução. Não quer dizer que vamos gastar todo esse dinheiro. Precisamos contratar muitos serviços e, para isso, temos que ter o dinheiro em mãos. Não podemos aguardar pela liberação” explica. Dal’Alba ressalta que o período de transição eleitoral foi prejudicial para a captação de recursos. Todavia, se o município receber as verbas o dinheiro será devolvido aos cofres públicos.
O dinheiro veio a calhar, já que a 42 dias da Festa, programada para iniciar em 18 fevereiro, pouco se ouve falar do evento e quase nada está sendo feito no parque, sede da Festa. Embora o secretário de Turismo Indústria e Comércio de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, afirme que as reformas iniciaram ainda na última quinzena de dezembro, nada foi visto na tarde de ontem. Apenas uma pessoa realizava a limpeza de muros, calçadas e banheiros. Mas, Lisboa explica que na próxima segunda-feira, dia 10, sai o resultado de uma licitação feita pela prefeitura. “A partir disso, as obras terão início imediato”, assegura.
Segundo ele, além da reforma das casinhas destinadas à comercialização de produtos coloniais, localizadas na entrada do parque, ainda será efetivada a pintura da fachada lateral da Escola de Gastronomia. Já as maiores obras ocorrerão no pavilhão principal. “O telhado será reformado, bem como os banheiros externos. O restaurante também receberá melhorias no piso, nas paredes e na cozinha”, adianta.
Viagem à Brasília
Os trabalhos de divulgação da festa também devem se intensifica. Conforme o Secretário de Turismo, Carlos Lisboa, o material deve ficar pronto até o dia 13 de janeiro, data que inicia a divulgação em veículos de comunicação da região e da capital gaúcha. A grande novidade neste sentido é que está sendo programada uma visita à presidente eleita, Dilma Rousselff, entre os dias 18 e 21 de janeiro. “Existe uma pré-agenda para estes dias. A princípio está tudo certo para a visita. Aguardamos apenas a confirmação da assessoria”, adianta Lisboa. Em relação à programação artística, estão confirmadas as apresentações de Acústicos e Valvulados, Os Serranos, Guri de Uruguaiana, Carlos e Jardel e San Marino.
Confira a agenda
Quinta-feira, dia 13 – Visita a veículos de comunicação de Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha
Sexta-feira, dia 14 – Visita a veículos de comunicação de Bento Gonçalves, Garibaldi e região
Segunda-feira, dia 17 – Em viagem a Porto Alegre, comitiva visitará o governador do Estado, Tarso Genro, o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, e demais órgãos do governo. Também passarão por veículos de comunicação da capital.
Entre 18 e 21 – Embora não exista uma confirmação final, a expectativa é de que a comitiva visite a capital Federal, a presidente da república e outros órgãos do governo, além de veículos de comunicação.
Desfile tem temas definidos
Está em fase inicial a confecção dos carros alegóricos que participarão do desfile da Festa Nacional da Vindima. As 15 alegorias estão sendo construídas pela comissão organizadora da festa, por comunidades do interior e por entidades municipais.
Segundo a responsável pela confecção dos carros, Vivian Schiavenin, já estão definidos os temas de cada alegoria, que se basearão no slogan da festa: A Comida Colonial e a Alta Gastronomia no Maior Produtor de Vinhos do País. Além disso, sob o provérbio geral Se volemo ndar a vanti, tiremo tutti insieme (Se quisermos andar para frente, vamos trabalhar todos juntos), cada carro terá um provérbio individual. “Estamos visitando as comunidades para ver como está a montagem. O pessoal está bem envolvido com a confecção. Quase todas as plataformas estão prontas e quando estiverem concluídas as comunidades começarão a confecção”, diz Vivian.
Até o momento, participarão dos desfiles (com carros ou alegorias) as seguintes comunidades e entidades: Travessão Carvalho, Mato Perso, São Gotardo, Nova Roma, Otávio Rocha, São Vitor, Santa Líbera, Alfredo Chaves, Florense, UCS/Icif, Câmara Setorial de Malhas do Centro Empresarial e CTG.
A Fenavindima terá quatro desfiles (dois noturnos e dois diurnos), que serão realizados nos dias 19 e 27 de fevereiro e 5 e 13 de março. No incício havia sido divulgado que seriam seis. As apresentações acontecem na rua Borges de Medeiros. A proposta central do corso é manter a tradição e a cultura local, agregando alguns fatores cênicos.
Os temas
- Caça, pesca e menarosto (Travessão Carvalho)
- Polenta, queijo e salame (Mato Perso)
- Fartura (Otávio Rocha)
- Vinho (São Vitor)
- Transporte da uva e do vinho (Alfredo Chaves)
- Graspa (Santa Líbera)
- História do Galo (São Gotardo)
- Alta gastronomia (UCS/Icif)
- Malhas e móveis (Florense e Centro Empresarial)
- Pinhões e pissacan
- Trigo
- Nossa Senhora da Uva
Embeleze a cidade
A Prefeitura Municipal quer mobilizar a população para a Fenavindima. Uma desses esforços é o embelezamento da cidade para que esta fique atrativa aos visitantes. Flores estão sendo plantadas nas praças e nos canteiros centrais da Avenida 25 de Julho. Além disso, um projeto para construção de floreiras com bancos também na Avenida está em estudo.
A prefeitura solicita que a população mantenha suas calçadas e terrenos limpos. Quem quiser adquirir mudas de flores pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito pelo telefone 3292 1722.
Comercialização de espaços está aberta
Ainda existem espaços disponíveis para os expositores de vinhos interessados em participar da Fenavindima. De um total de doze espaços para a área de vinhos, apenas dois estão reservados. Dez estandes aguardam para serem ocupados. Há ainda um espaço destinado a Apromontes, no qual todas as empresas associadas a entidade estarão expondo. Conforme o responsável pela comissão Uva e Vinho, Darci Dani, o tamanho dos espaços ainda está sendo definido e a partir desses últimos ajustes a comercialização se intensificará. "Estamos com esperança de comercializar todos os estandes", frisa. A comissão organizadora também definiu que não haverá cobrança por metro quadrado dos estandes, sendo apenas cobrada ao expositor a parte da montagem do espaço.
Os interessados em expor no setor de vinhos devem entrar em contato com Darci Dani pelo telefone 3292 1184.
Enquanto que a parte dos vinhos tem apenas 16% dos espaços reservados para exposição, a área de móveis, malhas e confecções está 100% comercializada. De acordo com o responsável pelas vendas do setor, Pedro Bebber, a parte destinada aos móveis, malhas, confecções e demais produtos foi comercializada no final do ano. Os 27 espaços (três empresas moveleiras e 24 dos setores de malhas, confecções e outros produtos) ocuparão o Pavilhão 2. "A maioria dos expositores são de Flores da Cunha, pois demos preferência aos empresários daqui", diz Bebber.
Produtores de uvas podem se inscrever para exposição
Agricultores interessados em participar da exposição de uvas que acontece durante a Fenavndima podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro. Para incentivar a participação, os melhores cachos serão premiados. Vinte agricultores ganharão uma viagem técnica para o Chile com data prevista para a segunda quinzena de março, quando ainda poderão conferir o período da vindima no país vizinho. As uvas inscritas serão avaliadas por uma comissão técnica.
Variedades de mesa e viníferas, tintas, rosés e brancas, poderão ser observadas pelos visitantes que passarem pelo Parque da Vindima Eloy Kunz durante o evento. As uvas serão identificadas e expostas em uma estrutura padronizada. Todo trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com entidades como a Emater, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria da Agricultura e Ibravin, entre outras.
Cada expositor também receberá 10 ingressos gratuitos para visitar a Festa Nacional da Vindima e dois ingressos para o jantar de confraternização entre os expositores. Também está sendo preparada uma palestra sobre produção orgânica, associativismo e cooperativismo.
A comissão também trabalha na aquisição das uvas que serão distribuídas ao público que assistir aos desfiles alegóricos e aos visitantes da festa que ao adquirir seus ingressos poderão retirar um cacho de uva para degustar. Informações pelo telefone 3292 7500, no STR.
Jogos de Colônia iniciam no final de janeiro
A organização dos Jogos de Colônia, atividade de destaque dentro da programação da XII Festa Nacional da Vindima, iniciou ainda em dezembro de 2010, juntamente com lideranças das comunidades. Dividido em duas partes, o evento inicia no dia 22 de janeiro, na localidade de Mato Perso. A primeira etapa será classificatória, realizada em cada comunidade. Quem quiser pode se inscrever gratuitamente em uma ou mais modalidades. Nesses jogos, serão entregues medalhas para os que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares, sendo que o primeiro estará automaticamente classificado para a etapa final, que acontece no dia 19 de fevereiro, às 14h na Praça da Bandeira.
As provas dos Jogos de Colônia serão realizadas em forma de descontração entre os participantes e estão relacionadas com o dia a dia dos moradores do interior do município, com o intuito de divulgar a região rural de Flores da Cunha e promover a integração dos moradores das comunidades. As tarefas estão divididas em: individuais, em dupla e por equipes.
As inscrições poderão ser feitas antecipadamente com as lideranças comunitárias, na Secretaria de Turismo ou, ainda, no dia das provas, diretamente com a equipe organizadora.
Confira as datas da etapa seletiva
22/01- 15h- Mato Perso / 23/01- 9h- São Roque / 29/01- 15h- Otávio Rocha / 30/01- 9h- Nova Roma / 05/02- 15h- Cidade e São Gotardo / 06/02- 15h- São João / 12/02- 15h- São Cristóvão e 13/02- 9h Alfredo Chaves.
As provas dos Jogos de Colônia
Corrida de carriola (mista/2pessoas)
Revezamento de salame (misto/4pessoas)
Fazer bigoli (misto/2 pessoas)
Transportar vinho (misto/2pessoas)
Esmagar uva com os pés(misto/2pessoaas)
Cabo de Guerra
Lançamento de ovo (masculino e feminino/ 2 pessoas)
Debulhar milho (masculino/1 pessoa)
Arremesso de queijo (masculino e feminino/ 1 pessoa)
Plantar milho (individual/1pessoa)
Jogo de cartas- Briscola e Trisete
0 Comentários