Geral

Feira dos livros e de atrações culturais

Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, sedia a partir de hoje a 29ª edição do evento. Encerramento será em 13 de outubro com show de Oswaldo Montenegro

O Centro de Caxias do Sul é palco para a literatura e atrações culturais a partir de hoje, dia 27, quando se inicia a 29ª Feira do Livro. Neste ano o tema é Em rede com a leitura. Para abrigar 45 bancas de livreiros e realizar cerca de 300 atividades durante os 17 dias de evento, foi montada uma estrutura na Praça Dante Alighieri com espaços distintos para acomodar shows e sessões de autógrafos. A programação se encerra em 13 de outubro, com show de Oswaldo Montenegro.

A solenidade de abertura ocorre às 18h, no palco central, com o patrono, o cartunista e jornalista Carlos Henrique Iotti, e a homenageada, Iraci Hoch Maboni. Nesta edição a expectativa é superar os quase 400 mil visitantes da edição passada.

São 43 escritores locais, nacionais e internacionais que participarão de oficinas e bate-papos com leitores, e 75 escritores autografando livros. Todas as obras serão comercializadas com descontos de até 20% à vista e 15% a prazo.

No sábado, dia 28, o florense André Costa assinará a obra O desprezível tem um sentido que você não entendeu, lançado em Flores da Cunha em agosto. O horário de abertura das bancas será das 10h às 20h30min nas quartas, sextas e sábados; e das 12h às 20h30min nas segundas, terças, quintas e domingos. O setor infantil funcionará diariamente das 10h às 20h.

Destaques da programação*
Hoje, dia 27
12h – Abertura das bancas.
18h – Abertura oficial da 29ª Feira do Livro de Caxias do Sul, seguida de apresentação musical de Siane Salvador.

Sábado, dia 28
9h – Encontro da Associação Gaúcha de Escritores (Ages).
10h – Apresentação da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul.
10h e 12h – Contação de histórias: grupo Contapete; entrega de kits de livros para escolas de educação infantil.
14h – Sessão de autógrafos dos livros O desprezível tem um sentido que você não entendeu (Maneco), do florense André Costa; Lápis em cores, de João Batista da Silva; e O Triângulo da Morte (Buriti), de Cesar Filho; e oficina Escrita, Linguagem e Imaginação: Modernidade e Tradição na Literatura (mediante inscrição), com o escritor português Gonçalo M. Tavares.
14h e 17h – Contação de história: grupo Contapete.
15h – Sessão de autógrafos dos livros Afeto e Aprendizagem (São Miguel), de Elisane da Silva Quilante (organizadora); e Os Deliciosos Biscoitos de Oma Gherta, (Quatrilho Editorial), de Maristela Scheuer Deves.
16h – Sessão de autógrafos A casa do João de Barro – APCEF – RS 60 anos de histórias, de Alcy Cheuiche (organizador).
17h – Sessão de autógrafos Mariposas no Útero (Multifoco), de Tiago André Vargas; e Harmonia Tonal e Positivismo (AllPrint Varella), de Gleison Juliano Wojciekowski.
18h – Sessão de autógrafos das obras Um brinde à vida (São Miguel), Infortunísticas em Obstetrícia (São Miguel) e O casamento na visão do ginecologista (Educs), de Marco Túlio Zanchi; e Colorado 2006 a 2011: o Clube mais Internacional do Brasil (Nova Letra), de Dalton Alexandre Cesar da Silva.
19h – Sessão de autógrafos Antídoto Apocalíptico (Z-Book), de Zico Zugno.

Domingo, dia 29
9h – Encontro da Associação Gaúcha de Escritores (Ages).
14h – Sessão de autógrafos Tropeada de Versos, de Lauri José Goulart Martins; e A face oculta das nossas doenças (Imprensa Livre), de Ivan Pinto.
14h às 17h – 8ª edição do Atelier Livre, curadora Mona Carvalho.
15h – Sessão de autógrafos A Democracia do Futuro (Buqui), de Caio Tomazeli; Quem é Adália de Jesus Beumon? (LEW Editora), de Douglas D’Avila; Relações Humanas no Empreendedorismo (Grafilme), de Ricardo Rubens.
16h – Sessão de autógrafos Capitalismo, Matéria e Espírito (Corag), de Sergio Galantin; Retratos da Colônia (do autor), do frei Arlindo Itacir Batistel; 4º Encontro de Arte Declamatória; e show musical infantil com Tino Freitas.
17h – Sessão de autógrafos Vendedores de Alta Performance (Imprensa Livre), de André Silva; Fenomenologia da consciência e da mente (Educs), de Everaldo Cescon; e Filósofo e a felicidade (Educs), de Idalgo José Sangalli.
17h30min – Bate-papo Da Ira ao Caos – os infernos pessoais que nossas escolhas causam, com os acadêmicos Osmar Ferreira e Marilene Caon Pieruccini, da Associação Caxiense de Letras.
18h – Sessão de autógrafos Direito civil: responsabilidade civil (Educs), de Alexandre Cortez Fernandes; Direito Administrativo (Educs), de Lauri Romário Silva; e Leque que traz o mundo (Quatrilho Editorial), de Germano Rama Molardi.
19h – Bate-papo com o romancista norte-americano William C. Gordon, com mediação da jornalista e escritora Valéria Martins e da diretora da Secretaria da Cultura Rubia Frizzo.

* A Feira do Livro ocorre na Praça Dante Alighieri. A programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivrocaxias.com.br

Encerramento
O show de encerramento da Feira do Livro será no dia 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri, com Oswaldo Montenegro. O músico de 57 anos apresentará seu último trabalho, De Passagem, uma coletânea de canções inéditas, além de sucessos como Lua e Flor, Bandolins, Quando a Gente Ama e Chão de Giz. Ele tem 42 CDs e sete DVDs lançados. Antes disso, na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, ele faz o mesmo show no UCS Teatro, às 20h30min. Para esta apresentação os ingressos antecipados custam R$ 120 (plateia baixa) e R$ 90 (plateia, camarote, balcão e mezanino). Estudantes e idosos pagam meia. Ingressos antecipados na Pole Modas ou no site www.ingressorapido.com.br. Informações na fan page facebook.com/losgringosprodutora.


Oswaldo Montenegro. (Foto: Divulgação)

Estrutura abriga 45 bancas e sediará 300 atividades literárias e culturais durante 17 dias. - PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL/DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário