Geral

Fé mobilizou mais de 10 mil pessoas no Corpus Christi

Celebrações em Flores da Cunha e Nova Pádua e a Romaria ao Eremitério do Frei Salvador reuniram milhares de católicos ontem, dia 7

A funcionária pública Isoldi de Oliveira, 53 anos, e o assessor administrativo Nestor Felipe Halmenschlager, 57 anos, não se intimidaram com o frio intenso registrado na manhã de ontem, dia 7. Nas primeiras horas da manhã eles deixaram a cidade de Estrela, localizada no Vale do Taquari, rumo a Flores da Cunha, onde ao amanhecer os termômetros marcaram -4ºC. O motivo: prestigiar a tradicional celebração de Corpus Christi, realizada no município desde 1964. Pela primeira vez no evento os visitantes afirmaram estar encantados com o cerimonial e, principalmente, com o envolvimento da comunidade para realizar a celebração religiosa. “É impressionante ver como uma cidade se reúne em torno da fé. Achei fantástico”, afirmou Isoldi. “Há anos planejávamos participar e, quando vimos a notícia na imprensa, decidimos vir. Valeu a pena enfrentar o frio para ver este espetáculo de perto”, destacou Halmenschlager, parabenizando os responsáveis pela organização do evento.

Com eles outras 10 mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar (BM), participaram das comemorações. Com o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública, a missa foi voltada ao assunto. “Hoje, por meio dessa celebração, queremos deixar a mensagem do amor à vida. Devemos cuidar da saúde do corpo, mas sem esquecer da saúde espiritual, que é alimentada pela palavra de Deus e pela eucaristia”, disse o padre Cleonir Dalbosco. O tema também foi abordado nos tapetes coloridos, que trouxeram quadros que remetem ao lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’ (Cf. Eclo, 38, 8). O tradicional tapetão da Rua Borges de Medeiros, feito sob encomenda da prefeitura, tem imagens alusivas à imigração italiana. “Não podemos deixar de mencionar a beleza dos tapetes neste ano. Quem passa sobre eles é Jesus Cristo. Por isso são feitos com tanto carinho pelas entidades e voluntários florenses”, completou o padre.

Logo após a missa teve início a procissão eucarística sobre os trilhos coloridos, um dos momentos mais esperados da festa. Portando o Santíssimo Sacramento, dom Ângelo Salvador percorreu os tapetes seguido por milhares de fiéis. Ao meio-dia ocorreu o almoço compartilhado no salão paroquial. Quem não pôde visitar os trilhos coloridos no feriado terá até o domingo, dia 10, para ver as obras de arte. Os tapetes ficam expostos na Avenida 25 de Julho e nas ruas Borges de Medeiros, Dr. Montaury e John Kennedy.

(Matéria completa na versão impressa desta edição ou clique aqui para continuar lendo na versão online).

(Clique aqui e leia a matéria completa).



Com o Santíssimo, dom Ângelo Salvador, percorreu sobre os tapetes coloridos. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário