Farmácia Solidária conta com a doação de remédios
Comunidade pode entregar medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade para auxiliar no tratamento de saúde das pessoas
Na última semana, a prefeitura municipal lançou o programa Solidare – Farmácia Solidária, onde a população pode doar medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade. O projeto tem o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde das pessoas, por meio do acesso gratuito a medicamentos, provenientes de doações de amostras grátis de consultórios médicos, da comunidade e de outras instituições.
A Secretaria da Saúde entregou nesta segunda-feira, dia 2, as caixas coletoras nas Unidades Básicas de Saúde, prefeitura, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares para realizar a arrecadação dos medicamentos. Empresas e entidades que quiserem participar da ação podem ligar no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorgi (3292 6800) e pedir sua caixa coletora.
Nos primeiros 90 dias, serão realizadas campanhas de arrecadação. Após, a sede da farmácia ficará localizada junto a Assistência Social, no bairro União, e deverá abrir uma vez por semana.
Conforme o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani, num primeiro momento, as farmacêuticas e as atendentes da Farmácia Básica irão trabalhar no programa, mas um concurso público será realizado para abertura de vagas exclusivas para a Farmácia Solidária. “A previsão é abrir a sede no mês de fevereiro e atuar uma vez por semana”, diz o secretário. Nos outros dias, as profissionais deverão trabalhar com escolas, médicos, agentes de saúde e com a população na intensificação do projeto. Para quem quiser adquirir os medicamentos de forma gratuita será necessário apresentar o receituário médico e o cartão SUS.
Os medicamentos vencidos também serão recebidos nas caixas coletoras e irão para incineração.
O programa Solidare – Farmácia Solidária foi lançado em Flores na segunda-feira, dia 25, e contou com a presença da deputada estadual Fran Somensi (PRB), idealizadora do projeto na cidade de Farroupilha. O prefeito Lídio Scortegagna, declarou que além de auxiliar as pessoas, o programa contribui para o meio ambiente. “O objetivo não é gerar estoque, a ideia é distribuir o que recebe. E outras cidades que possuem a Farmácia Solidária podem contribuir com o município. Medicamentos em grandes quantidades podem ser destinados a quem precisa”, explicou a deputada.
Pontos de coleta
- Unidades Básicas de Saúde
- Prefeitura
- Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi
- Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares
0 Comentários