Geral

Famurs se reúne com Eduardo Leite

Videoconferência foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 27

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) teve uma reunião na manhã desta sexta-feira, dia 27, com o governador Eduardo Leite com o objetivo de alinhar ações para que os 497 municípios gaúchos tenham um único decreto para reger as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, a medida é fundamental no enfrentamento à pandemia, para que se tenha um ambiente mais seguro juridicamente, proporcionando mais estabilidade e clareza nas relações entre particulares, governo estadual e municípios, diminuindo as tensões sociais. “Quem tem que ditar as regras é o governo do Estado, pois é ele que detém as informações técnicas sobre a pandemia e também o balanço dos prejuízos econômicos”, afirmou o presidente.

O prefeito de Nova Pádua e vice-presidente da entidade, Ronaldo Boniatti, diz que a reunião foi bastante proveitosa. “O governo do Estado colocou que há uma cautela na questão das liberações totais, mas há uma concordância em adotar um alinhamento de medidas”, descara Boniatti. Conforme ele, o governo vai encaminhar para todos os municípios um resumo de como está as atividades econômicas para os prefeitos se embasarem.

De acordo com Boniatti, Leite reforçou que a orientação é para seguir as regras de quarentena determinadas desde a semana passada por meio de decretos para frear a disseminação do vírus. "Durante a próxima semana a tendência é que não haja grandes alterações, mas diariamente o Estado e os municípios vão analisar dados. É em cima destes dados que vão ser tomadas as atitides. Leite colocou que não podemos tomar atitudes pela emoção e pela pressão dos empresários", destaca Ronaldo. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, também participaram da reunião.

Nesta tarde, os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) irão se reunir para debater os decretos e definir questões regionais.

 - Prefeitura NP/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário