Geral

Família Molon já inscreveu as melhores uvas no concurso

Cadastro de agricultores de Flores da Cunha e Nova Pádua pode ser feito até a próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, no STR, Emater-RS e secretarias de Agricultura

Há pelo menos quatro edições da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) a família de Roberto Molon participa expondo uvas selecionadas. E as participações resultaram em prêmios como viagens para o Uruguai, Argentina, Petrolina e Chile. A família reside na Linha 100 e se destaca a cada ano por trocar a quantidade de produção pela qualidade. Roberto, 55 anos, junto à esposa Elena, 45 anos, e às filhas Morgana, 24 anos, e Maiara, 18 anos, já fizeram a inscrição em 2015 e aguardam com expectativa os dias que poderão exibir o resultado do trabalho no Parque da Vindima Eloy Kunz. Eles irão concorrer com uvas comuns e finas nas variedades Bordô, Moscato, Merlot, Cabernet Sauvignon, Niágara Rosada e BRS Carmen.

Morgana, que é engenheira agrônoma, destaca que a safra deste ano está antecipada cerca de 15 dias, o que prejudica o armazenamento de algumas variedades para a exposição. “A uva Bordô, por exemplo, já foi colhida, até vamos tentar armazenar em câmara fria até a festa, mas não sabemos se ela vai permanecer sadia”, frisa. Molon afirma que uma forma para a uva aguentar mais tempo é resfriá-la junto às folhas, aumentando seu período de sanidade. “Eu nunca vivenciei uma safra tão adiantada como esta, mas temos que nos adaptar e aproveitar nossa produção da melhor forma.”

Na 12ª Fenavindima, em 2011, a família foi premiada com a variedade Merlot e Morgana foi para o Chile conhecer uma região vitivinícola. “Sem dúvida é uma oportunidade e um intercâmbio de culturas. Vale a pena expor e torcer pela premiação”, enfatiza.

As inscrições para a Exposição e Concurso de Uvas da 13ª Fenavindima seguem abertas até o dia 6 de fevereiro. Para participar, é preciso fazer a inscrição na Secretaria de Agricultura de Flores da Cunha, nos escritórios da Emater-RS do município e de Nova Pádua, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), nos dois municípios, e nas subprefeituras de Otávio Rocha e Mato Perso. Cada participante deve inscrever no mínimo duas variedades. Os premiados no concurso irão receber uma viagem para Mendoza, na Argentina, com as despesas de deslocamento pagas. O regulamento pode ser retirado nos locais de inscrição. Mais informações pelo telefone (54) 3292.1722.



A família com a variedade Niágara Rosada, uma das inscritas. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário