Geral

Faltam voluntários para doar sangue no município

Dia 25 de novembro é o Dia Internacional do Doador. Confira o que é preciso para praticar o ato solidário

No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional do Doador de Sangue. Em Flores da Cunha, entretanto, a data deve ser lembrada por poucos. Apesar de a Secretaria da Saúde disponibilizar transporte para as pessoas que quiserem doar, a iniciativa é quase nula, com exceção de casos em que familiares necessitam de sangue devido a uma hospitalização.

A gerente de enfermagem do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, Milena Boniatti, explica que, em geral, familiares de pacientes hospitalizados procuram o posto para pedir ajuda. Neste momento, o solicitante recebe uma relação com nome e contato de alguns doadores e ele mesmo deve buscar estas pessoas. Se houver um mínimo de oito interessados a prefeitura disponibiliza o transporte e faz o agendamento no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs).

Em situações diferentes destas o Centro de Saúde dificilmente recebe doadores espontaneamente. Em geral, a movimentação é maior quando o Hemocs está com baixo estoque e algum florense que já havia sido beneficiado não ‘devolveu’ a quantidade correspondente. Neste caso, o beneficiado ou a família organizam um grupo de doadores. No fim de 2012, numa ação de reposição, Flores conseguiu encaminhar quatro grupos de doadores.

Idade para doar é ampliada
Nesta semana o Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que potencializa em 2 milhões o público que pode doar. A atual faixa etária para doação era de 16 a 67 anos. Países como Estados Unidos, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos.

Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano. Quem doa pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso do Hemocentro de Caxias, recebe gratuitamente os resultados dos testes para detecção dos vírus das hepatites B e C, HIV (Aids), doença de Chagas, sífilis e malária (Região Norte) e, a partir deste mês, também o de ácido nucleico (NAT), outra forma de identificar a hepatite C e o HIV.

Saiba mais

O que é preciso para ser doador
Apesar da demanda, para ser um doador de sangue não basta apenas a boa vontade. Veja, a seguir, as recomendações do Ministério da Saúde sobre quem pode doar e com proceder antes e depois do procedimento:

Para doar é preciso:
- Sentir-se bem, com saúde.
- Apresentar documento com foto válido em todo território nacional.
- Ter entre 18 e 69 anos de idade.
- Pesar no mínimo 50 quilos.

Não podem doar:
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade.
- Mulheres grávidas ou amamentando.
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.
- Usuários de drogas.
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

Recomendações para o dia da doação
- Nunca doe sangue em jejum.
- Faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
- Devem interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como piloto de avião ou helicóptero, motorista de ônibus ou caminhão, pintores (subida de andaimes) e praticantes de paraquedismo ou mergulho.

Informações
- Em Flores da Cunha, pelo telefone (54) 3292.6800.
- O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) fica na Rua Ernesto Alves, 2.260, no Centro. Telefone: (54) 3290.4576.
- O Banco de Sangue fica na Rua Garibaldi, 476, 1º andar, edifício Centro Médico Pasteur. Telefone: (54) 3027.8600; site www.bancodesangue.com.br

 - Luiz Chaves/Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário