Geral

Falta pouco para Flores da Cunha se mostrar

Mostra Flores ocorrerá de 23 de fevereiro a 24 de março e reunirá 80 expositores e atrações artísticas como o músico Renato Borghetti

O calendário de feiras comerciais no Rio Grande do Sul em 2013 será oficialmente aberto com a 5ª Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial de Flores da Cunha. Os eventos ocorrerão paralelamente no município entre os dias 23 de fevereiro e 24 de março, no Parque da Vindima Elóy Kunz, com entrada, acesso aos shows e estacionamento gratuitos. “Esse é um momento muito importante para a cidade, pois não existe nenhum outro evento comercial na região. Então, Flores da Cunha entra com um evento de final de semana, período em que a movimentação das pessoas aumenta. Queremos atrair esses visitantes”, explica o diretor-executivo da Mostra e da Terra do Galo Eventos, Ricardo ‘Bacana’ Vignatti.

Compras e diversão para toda a família. Este é o slogan da edição 2013 do evento que será realizado em cinco finais de semana. São 80 expositores que já garantiram seus espaços. Além das opções conhecidas como malhas, confecções, vinhos, artigos em couro, móveis, artesanato e produtos coloniais e agroindustriais, neste ano a novidade será a inclusão do setor de construção civil, que estará com sete empresas apresentando e comercializando seus imóveis nos pavilhões do parque.
A gastronomia típica italiana (menarosto) também será uma das atrações do evento. Os visitantes poderão provar os pratos sempre ao meio-dia, no restaurante junto ao Parque da Vindima. Lanches serão oferecidos na praça de alimentação. Na parte externa haverá a comercialização de produtos coloniais, palco para shows, a Casa do Turista e um espaço de lazer, com brinquedos infláveis para crianças.

A Mostra Flores é realizada pela prefeitura de Flores da Cunha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Terra do Galo Eventos, com apoio do Centro Empresarial (Câmaras Setoriais), Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e Círculo Operadora Integrada de Saúde – o apoio cultural é do jornal O Florense. A 2ª Feira Agroindustrial conta com o apoio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Programação
Quanto à programação, estão confirmadas atrações como o consagrado acordeonista gaúcho Renato Borghetti (Borghettinho), no dia 3 de março. Também está garantida a participação das rádios Mais Nova (24 de fevereiro), São Francisco (24 de março), Solaris (9 de março) e Pop Show. No dia 16 de março ocorrerá o 1º Festival do Espumante da Mostra Flores, na Escola de Gastronomia UCS-Icif, e contará com a participação de vinícolas de Flores e Nova Pádua. A previsão de Vignatti é comercializar 150 ingressos. No dia 17 de março haverá o Domingo Germânico, com a banda Saxônia (danças típicas alemãs).

Encontros Mos e de carros antigos, Dia da Mulher, apresentação de cães treinados e exposições de arte e fotografias complementam a programação da Mostra. De acordo com Vignatti, o objetivo da organização é agregar um conceito maior ao evento. “Por isso inserimos atrações diferenciadas e de renome, como o Festival do Espumante e o Renato Borghetti. Também temos algumas surpresas que precisam ser confirmadas, e que com certeza farão sucesso entre florenses e visitantes”, destaca o diretor-executivo.

Feira Agroindustrial com foco regional
Com o objetivo agregar diversas agroindústrias em um único espaço, em 2013 a 2º Feira Agroindustrial terá caráter regional. Segundo o diretor-executivo da Mostra Flores, Ricardo ‘Bacana’ Vignatti, foram convidados empreendedores das cidades de Antônio Prado, Ipê, São Marcos, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Roma do Sul e Nova Pádua. “Além das empresas de Flores da Cunha, estendemos o convite para outras cidades por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, explica. O estande único terá associações que apresentarão e possibilitarão aos visitantes conhecer os roteiros turísticos da região.

Além disso, será realizado um seminário agroindustrial no dia 16 de março, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O encontro irá pontuar assuntos técnicos do setor, além de distribuir mudas de árvores e promover a coleta de resíduos e tratamento das águas, em parceria com a Corsan.

Família representará a Mostra Flores
Para tornar a campanha de divulgação da 5ª Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial mais atrativa, os organizadores criaram uma família de turistas que elegeu Flores da Cunha para compras e diversão. “A Mostra estava carente de um ícone que pudesse remeter ao evento. Pensando nisso e no conceito da Mostra, que é uma feira para a família, criamos os personagens que ilustrarão as campanhas”, comenta o executivo Ricardo Vignatti.

A partir desta edição os personagens serão os protagonistas permanentes de divulgação. A família, formada pelo pai Dimas, a mãe Amália e o filho Móbi, foi criada a partir de estereótipos do cotidiano e representa o público visitante. São eles que farão a comunicação com os turistas. “Nossa intenção também é humanizar esses personagens para que possamos fazer o lançamento oficial da Mostra Flores na imprensa regional. Além disso, queremos que eles estejam presentes na Feira”, adianta Vignatti.


Jones Pirolli (E), Olir Schiavenin, prefeito Lídio Scortegagna, Ricardo Vignatti e Éverton Scarmin (D). - Shamilla Carpeggiani Marcon/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário