Geral

Exposição 'Tempo Revisitado' no Ordovás

Cento e vinte duas obras integram mostra no Centro de Cultura Ordovás de Caxias do Sul

A nova Galeria de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho em Caxias do Sul exibe até o dia 16 janeiro a exposição "Tempo Revisitado - obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul", com curadoria de Odete Garbin e realização da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura.

Diferentemente de outras exposições realizadas, "Tempo Revisitado" propõe leituras através de uma linha de tempo, reunindo passado e presente. A intenção e preocupação curatorial foi reunir trabalhos significativos de um percurso histórico. Oportuniza ao público um olhar atento e curioso às diferentes linguagens e processos que caracterizam e identificam a arte da cidade. Cento e vinte e duas obras integram a exposição. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Nos sábados e domingos, das 15h às 19h. Agendamentos para visitas devem ser feitos pelo telefone 3901 1316 – ramal 217.

A artista plástica Odete Garbin explica que uma das propostas da mostra é fazer o público refletir sobre a valorização de uma obra de arte e a importância da sua conservação para a preservação do patrimônio cultural.

A nova Galeria de Artes, toda climatizada, integra o projeto recém-inaugurado de reestruturação do AMARP, que  contemplou a construção de uma nova sede climatizada, com sala administrativa, sala de manutenção e sala de guarda das obras. Nasceu com a proposta de realização de mostras temporárias e de implantação de programas de cunho artístico, cultural, histórico, educativo e de pesquisa.

Sobre o Amarp
O Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul guarda mais de 640 obras de artistas caxienses e de outros artistas, que de alguma forma, fizeram parte ou estabeleceram relações com o contexto artístico da cidade. A mais antiga data de 1904. O acervo é constituído por obras que foram doadas à Prefeitura desde a época da Intendência e conservadas pela Biblioteca Pública Municipal, obras doadas à extinta Pinacoteca Aldo Locatelli, obras de artistas que expuseram nas casas públicas: Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal e Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, como também, por obras doadas por colecionadores e artistas para o próprio acervo. O projeto das obras de reestruturação do Acervo foi viabilizado através de um convênio entre Ministério da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul, celebrando a conquista pelo município do título de Capital Brasileira da Cultura 2008.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário