Exposição Sra. Dona Emília de Trapo de Macela
Instituto de Leitura Quindim prorroga o período de visitação da exposição
A exposicão Sra. Dona Emília de Trapo de Macela, inaugurada no dia 11 de abril e prevista para encerrar no dia 12 de maio, foi prorrogada até o dia 2 de junho. O motivo da prorrogação foi o sucesso de público e a grande procura das escolas. Até o momento, mais de 1.500 pessoas já visitaram a exposição que tem curadoria de Rafael Dambros.
Dambros reuniu cinco talentosos artistas caxienses, Ilka Filippini, Sharisy Pezzi, Marina Rombaldi, Marina Procházkae Matheus Montanari, para apresentar a sua visão sobre o universo sincero e questionador da boneca de trapo. “Buscando uma conversa entre si, os artistas nos levam a repensar padrões, a viajar pelo olhar do outro, que ao mesmo tempo é o nosso, e mostrar que a realidade está muito além daquilo que percebemos.”, conta Rafael Dambros.
O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, não esconde a sua felicidade com o resultado: “Quando pensamos nessa exposição, sabíamos que os artistas fariam um lindo trabalho ao trazer múltiplos olhares sobre a boneca Emília, umas das principais personagens da Literatura Brasileira. Mas não sabíamos qual seria a reação da sociedade sobre a proposta, então, estamos felizes que as escolas estão agendando visitas e as pessoas estão procurando conhecer ainda mais o universo lobatiano.”
Além da exposição sobre Emília, o Instituto de Leitura Quindim - ILQ inaugurou a premiada exposição YARA - um diálogo visual entre fotografias de Mário Rainha Campos e ilustrações do livro YARAde Margarida Botelho, ambos de Portugal, e a exposição já foi premiada em Washington D.C. As imagens foram produzidas em uma aldeia Kayapó, no Xingu, que desapareceu com a construção da barragem de Belo Monte. (EUA). YARAfica disponível para visitação até dia 26/05.
As escolas e grupos podem agendar visita para conhecer as exposições e ainda aproveitar para ter acesso a um acervo de mais de 5 mil livros de qualidade na Biblioteca Quindim.
Sob a direção dos escritores Volnei Canônica e Roger Mello, o ILQ é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos que conta com uma equipe de voluntários empenhada na missão solidária de “garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas no Brasil e no Exterior”
0 Comentários