Geral

Exposição ‘Releituras‘ no Museu Municipal

As obras das artistas Carla Esteves e Tatiana Cavagnolli poderão ser apreciadas a partir de 1º de abril

A arte marcando todos os tempos, sendo vista de forma remanejada, recomposta. A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril, a Exposição Releituras, da estudante de Artes Visuais, Carla Esteves, e da fotógrafa, Tatiana Cavagnolli, poderá ser visita no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. As obras da mostra são peças em releitura de trabalhos artísticos de pintores de diferentes movimentos: da Idade Moderna à Contemporânea. As criações mantêm um elo de ligação com as fontes inspiradoras. Porém, ao recurso da fotografia foram somadas técnicas de desenho, pintura, assemblage e colagem de elementos que potencializam alguns conceitos de cada movimento e o artista referenciado.

O trabalho é um instrumento de comunicação visual e estudo da Arte com seus períodos e características. O projeto iniciou há dois anos, onde tudo foi pensado em relação às obras originais, tanto em técnicas de iluminação, elementos presentes nos cenários e pessoas com traços semelhantes aos das obras originais. "Sempre quis expor a fotografia de outra forma, e neste trabalho conseguimos unir pintura em retratos, tendo como temática a História da Arte", conta Tatiana. A impressão foi feita em papel fine art e com tinta à base de água que permitiu fazer uso das técnicas pretendidas. "Utilizei o lápis aquarelável para ressaltar traços do rosto como boca, olhos, cabelo e sobrancelha. Tudo isso sobre a foto original, como era feito em fotografias antigas", explica Tatiana, que para aprender a utilizar a técnica, fez aulas com a artista plástica florense Dalva Belló.

Belló. O toque final de cada tela foi dado a partir de aplicações de diferentes materiais, como folhas em tecidos, papel, pedrarias, entre outros. "Cada movimento artístico tem uma característica diferente. Por isso, não poderíamos aplicar qualquer material sobre as pinturas ou escolher qualquer elemento para compor as imagens. Fizemos pesquisas prévias sobre o artista e a obra, sobre a época em que ele viveu, suas preferências, a técnica utilizada por ele, entre outros", finaliza Carla. A exposição teve sua abertura no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, e depois foi divulgada na Mostra Flores, durante o Festival do Espumante. "Todas as exposições foram muito importantes para nós, pela divulgação, reconhecimento e contatos que nos proporcionaram", frisa a fotógrafa. "No Museu não será diferente. Queremos que o público entre, observe e reflita sobre arte

Uma boa oportunidade para as escolas estudarem os períodos da arte de uma forma bem visual", complementa Tatiana. Os movimentos retratados nas obras são o Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclassismo, Romantismo, Art Noveau, Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Pop Art. O trabalho todo possui 13 obras, porém uma delas foi doada para o acervo do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, onde a exposição teve sua abertura. Poderão ser conferidas no Museu 12 painéis, em tamanho 65cmx50cm. As artistas adiantam que para o final deste ano já estão preparando outro projeto.

"No Museu deverá ser o fechamento da exposição Releituras. Vamos vir com novidades em breve", avisa Tatiana. Portanto, quem ainda não apreciou a exposição deve visitar o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. As obras ficarão expostas até o dia 30 de abril. O horário de funcionamento do Museu é pela manhã das 8h às 11h30min e à tarde das 13h às 17h30min. Mais informações pelo telefone (54)3292.2777.

Artista: Man Ray, da obra Leviolon D‘Ingres, do período Dadaísmo.
Artista: Man Ray, da obra Leviolon D‘Ingres, do período Dadaísmo.


Artista: Jacques-Louis David, da obra Retrato de Anne Marie, do período Neoclassismo.

A fotógrafa Tatiana Cavagnolli organiza as 12 telas para abertura da exposição. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário