Exibição de filmes do Cineserra ocorre hoje no Espaço Cultural
Mostra segue até 1º de novembro. Um dos videoclipes selecionados é dirigido pelo florense Juliano Carpeggiani
Desde sábado, dia 15 de outubro, a 4ª edição do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha (CineSerra) apresenta ao público as produções selecionadas no Estado. As exibições seguem até 1º de novembro e ocorrerão em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado, Porto Alegre e Flores da Cunha (a programação completa pode ser conferida no site www.festivalcineserra.com.br). Entre os selecionados está o videoclipe Amore, da banda fictícia The Tarantinos, do diretor florense Juliano Carpeggiani.
Amore é uma montagem fiel aos programas de auditório de 1969 e utiliza imagens de arquivo, criando uma dimensão única entre palco e plateia. A estética do clipe, parecendo a gravação uma fita VHS, foi feita na pós-finalização. Segundo Carpeggiani, o trabalho faz parte de um universo ficcional que será contado em plataformas transmídia, tendo desdobramentos em projetos como curtas e longas-metragens, uma animação, quadrinhos e livros infanto-juvenis.
O contexto é o final da corrida espacial com o pouso da Apollo 11 na Lua; os Beatles se apresentando em Londres, no terraço do prédio Rooftop; o Brasil vivendo o Tropicalismo, movimentado pela mistura de folclore brasileiro, arte de vanguarda e cultura pop. Na Itália, a banda The Tarentinos fazia uma apresentação histórica na televisão, executando a balada Amore e levando a plateia ao delírio coletivo. A fita VHS é um raro registro da febre deste grupo de rock italiano, que desapareceu após lançar o seu único sucesso. Seria mais uma história entre tantas de bandas mundo afora, não fosse o fato de a The Tarentinos jamais ter existido e Amore ser um videoclipe produzido recentemente em Flores da Cunha, unindo músicos, técnicos e artistas da cidade, de Porto Alegre e de Caxias do Sul.
A canção, segundo o diretor, cantada na língua talian, é composta por Rodrigo Marcon e a música é de Ricardo Mabília. As vozes são de Mabília, Angelo Boscari, Taísa Verdi e Gabi Appilt e os arranjos e a gravação são da produtora Sona – O Som das Ideias. A colaboração criativa é assinada por Areze Foto e Filme e Cosmonauta Filmes.
Exibições
Em Flores da Cunha, algumas produções selecionadas serão exibidas hoje, terça-feira, dia 18, a partir das 20h, no Espaço Cultural São José. A entrada é franca. Amore não será exibido em Flores, mas nos seguintes locais: sábado, dia 15, às 19h, no salão comunitário da Paróquia Menino Deus, no bairro Serrano, em Caxias; quarta-feira, dia 19, às 19h30min, na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre; e dia 27, às 20h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias.
O Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha tem programação planejada para possibilitar maior acesso do público às produções, com período de realização ampliado. A mostra competitiva do CineSerra contará com 40 produções concorrentes, 20 participantes do concurso regional e 20 do estadual. As premiações serão entregues no dia 30 de outubro, às 20h, em evento no Sesc Caxias. O projeto é realizado pelo diretor artístico Leandro Daros e pelo diretor operacional Claudio Troian. O Festival tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lic) de Caxias e apoio do FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. A realização é da Sossegado Produções.
As exibições em Flores da Cunha
18/10 – Terça-feira – 20h – Espaço Cultural São José – Entrada franca
– Volux – Pequenino (Caxias do Sul, clipe dirigido por Filipe Mello).
– Carlos, ex-agente (Caxias do Sul, ficção dirigida por Luís Rech e Maicon Firmiano).
– Arte flamenca, pasión brasileira (Porto Alegre, documentário dirigido por Juan Quintáns).
– Venatio (São Leopoldo/Canoas, ficção dirigida por Ulisses da Motta).
– Bob ShuT – Space little guys ao vivo (Caxias do Sul, clipe dirigido por Leonardo Luis Vivan).
– Coelhinho Mimoso (Caxias do Sul, ficção dirigida por Le Juno).
– À Sombra das Videiras (Bento Gonçalves, documentário dirigido por Boca Migotto).
– O Bom Repórter (Porto Alegre, ficção dirigida por Leandro Lefa).
0 Comentários