Geral

Exercícios físicos indoor ou outdoor?

Aprenda a diferença entre eles e veja qual o melhor para você praticar

Quando pensamos em exercícios físicos, logo nos vem em mente dois cenários: academia com pessoas treinando e caminhadas, corridas, andar de bicicleta ao ar livre. Conforme os especialistas, ambas as opções apresentam benefícios à saúde, depende mais do perfil de quem deseja fazer o exercício e qual objetivo almejado. Os termos indoor (interior) e outdoor (exterior) se diferenciam entre os exercícios feitos dentro das academias e estúdios e os exercícios praticados ao ar livre. Os benefícios de ambos apresentam diferenças. Veja as categorias para saber qual se encaixa melhor na sua rotina e nas suas necessidades: 

Treinamento: Neste quesito, as academias são famosas por manter corpos fortes com base em treinamentos de repetições e trabalhar diversos grupos musculares. Os aparelhos e os tipos de exercício ajudam na questão da melhora da massa magra, massa óssea, queima de gordura entre outros de benefícios. Já ao ar livre, se pode escolher diferentes ambientes para obter fortalecimento, com menor ou maior intensidade, dependendo do tipo de solo e do tipo de atividade exercida. As mudanças de terreno melhoram o equilíbrio e a consciência corporal. 

Queima de calorias: O gasto de energia quando se faz a mesma atividade dentro ou fora dos ambientes é o mesmo. A dica para a corrida na esteira ganhar os desafios do terreno é colocar um pouco de inclinação para gerar mais esforço. Atividades ao ar livre ganham a interferência também do clima, que afeta, não só o desempenho da pessoa, como esforços a mais para vencer os obstáculos, como o vento ou o calor excessivo, por exemplo. 

Lesões: Ambas as situações podem causar lesões se não orientadas corretamente, portanto, vale o bom senso e não exagerar nas cargas ou nos limites do corpo. A vantagem da academia é ter um profissional auxiliando de perto os movimentos. Quem já sofre com lesões no joelho ou quadril deve evitar grandes esforços ao ar livre. 

Controle do estresse: Se a ideia é contrapor a tensão do trabalho, ambas as opções oferecem boas vantagens. Enquanto os ambientes internos possuem clima estável e despreocupação com obstáculos; aulas de ginásticas diversas ou exercícios ao ar livre estão relacionados a queda de níveis de ansiedade, melhorando o bem estar emocional. 

Exposição solar: É um ponto positivo aproveitar o exercício físico também para absorver a vitamina D, proveniente do sol. Os ambientes fechados não dispõem desta vantagem, mas também não expõem a pessoa aos raios ultravioletas em horários errados. A desvantagem de contar com o ambiente natural é ter que limitar os horários dos exercícios, evitando exposição entre as 10h às 15h, e sempre, utilizar filtro solar. 

Prazer: O importante é buscar uma opção que traga prazer e não se torne um empecilho para realizar atividades físicas. Enquanto algumas pessoas adoram academias, outras odeiam. Ver resultados também estimula a persistência em determinada modalidade. Quem gosta de socializar e prefere o foco no movimento, acaba optando pelas academias, e quem ama a natureza e curte variar o cenário da malhação, a aposta certeira é um exercício ao ar livre. 

Benefícios aliados
A educadora física Diana Meneguzzo Garibaldi defende que os dois cenários trazem benefícios para a saúde, e que muito melhor se forem aliados. “Atualmente, nos deparamos todos os dias com milhares de exercícios e variados tipos de atividades físicas para atender ao público que se interessa em praticá-los e ter uma boa qualidade de vida. É comum as pessoas aliarem atividades ao ar livre com atividades em academias. Para isso e sempre bom salientar que é preciso ter orientações adequadas em ambas às partes para ter um resultado significativo”. Para a profissional, o sedentarismo ainda é um vilão da nossa sociedade. A população ainda não se deu conta que 45 minutos de exercícios diários podem evitar problemas posturais, de coluna, joelhos, ombros, quadril, artrites artroses, diabetes, osteoporose, colesterol, estresse, depressão, entre outros. “É comprovado cientificamente que a atividade física melhora todas essas valências se bem orientada. Existem diversas academias bem estruturadas com excelentes profissionais e diversas modalidades, justamente para estimular e atender todos os públicos”, finaliza. 
 

Praticantes de atividades físicas podem escolher entre academias e ao ar livre, ambas trazem resultados. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário