Geral

Exercícios como o hidropilates são ideais no inverno

Prática de atividades físicas na água é uma forma de deixar o organismo saudável e ainda se divertir e socializar em grupo

Queimar calorias, modelar o corpo, beneficiar coluna e articulações e ainda se divertir e socializar em grupo é possível em atividades que há tempos ganham adeptos: as aulas aeróbicas e funcionais na água, como hidroginástica, hidroterapia e hidropilates. Esses exercícios fortalecem a região conhecida como ‘Core’, musculaturas abdominal e dorsal. Por gerar desequilíbrio constante, a água ajuda neste fortalecimento.

Conforme a fisioterapeuta Franciele Piazza, o uso da água como fim terapêutico é reconhecido em todas as culturas. “Por meio de suas propriedades físicas e químicas a água proporciona menor estresse articular, facilita a movimentação e promove aumento da circulação sanguínea, fatores esses importantes no processo de reabilitação”, frisa. Conheça as diferenças e os benefícios destas técnicas.

Hidroginástica
Quem pensa que hidroginástica é atividade direcionada somente à terceira idade está enganado. A intensidade dos exercícios é que vai definir a queima calórica e o grande benefício é o fortalecimento dos músculos sem impactos. Os principais objetivos da hidroginástica são o fortalecimento muscular e os condicionamentos físico, cardiovascular e respiratório. As aulas descontraídas são ministradas por educadores físicos e motivam até mesmo os mais preguiçosos. No inverno, com a temperatura da água variando entre 27°C e 30°C, torna-se agradável e relaxante praticar exercícios na água. A hidroginástica pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos a partir dos 15 anos de idade. Os benefícios:
– Indicada para jovens e adultos, atletas em treinamento, gestantes, pessoas com deficiência e quem gosta de variar o treino da semana;
– Aulas interativas e de integração com outras pessoas;
– Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a força muscular, a circulação sanguínea e a flexibilidade.
– Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.

Hidroterapia
A hidroterapia ou fisioterapia aquática é uma modalidade fisioterapêutica desenvolvida na água para reabilitação, tendo os movimentos facilitados pela redução do peso corporal. As sessões devem ser acompanhadas de um fisioterapeuta e é indicada para pacientes com problemas reumáticos, ortopédicos, traumatológicos, respiratórios e cardíacos, entre outros. “É um recurso que utiliza as propriedades da água no tratamento de diversas patologias com o intuito de acelerar e facilitar a recuperação do paciente”, cita a fisioterapeuta Franciele Piazza.
A água é utilizada como meio de relaxamento e alívio de dores pelo fato de diminuir a gravidade e o peso corporal. “A reabilitação na água permite maior liberdade de movimento possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura”, afirma Franciele. Os exercícios da hidroterapia aliam respiração diafragmática, aliviando tensões na musculatura. Posteriormente é feito trabalho de fortalecimento muscular da região, devolvendo mobilidade à região em tratamento.

Hidropilates
O hidropilates é uma modalidade realizada em meio aquático que segue os conceitos e princípios de seu criador, Joseph Hubertus Pilates, com técnicas de respiração e fortalecimento abdominal com fins de reabilitar, prevenir e aprimorar o desempenho. “Preconiza-se a respiração e mobilidade vertebrais, a fluidez, precisão e concentração durante a execução dos exercícios”, enfatiza a fisioterapeuta Franciele Piazza, que ministra aulas de hidropilates em Flores da Cunha na Sociedade Recreativa Aquarius.
Os exercícios se tornam eficientes devido à instabilidade da água, exigindo equilíbrio e atenção. Outro benefício de realizar os movimentos imersos é que o corpo fica mais flexível sem sobrecarregar as articulações. Tudo isso torna o hidropilates um exercício sem restrições. A união das técnicas também contribui para a estética e para o relaxamento e a água age nos gânglios linfáticos, trabalhando como drenagem, eliminando líquidos. Benefícios:
– Destaca-se também a queima de calorias (cerca de 300 por aula), a redução da gordura localizada, melhorando a circulação e o humor (pelo fato de aliviar o estresse).



Em Flores da Cunha algumas práticas são realizadas na sede da Aquarius. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário