Geral

Evento em Flores vivencia a Jornada Mundial da Juventude

Grupo de Jovens organiza encontro neste sábado, dia 20, na Igreja do bairro São José

Terça-feira, dia 23, começa a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, um dos eventos mais esperados dos últimos tempos pelos fiéis da igreja católica. Na próxima semana, milhares de jovens de diversas partes do mundo e do país estarão reunidos no Rio de Janeiro para um encontro de muita fé e emoção com o papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio. Os preparativos para receber a JMJ e o Santo Padre seguem em ritmo acelerado, principalmente das caravanas que prestigiarão o evento.

Em Flores da Cunha, o Cenáculo de Maria e um grupo de 40 pessoas que participará da Jornada (38 são cenantes) se reunirão sábado, dia 20, para o evento Tamo Junto, que ocorre na Igreja São José Operário, no bairro São José, às 14h30min. Conforme a coordenadora do Cenáculo, Juliana Ruschel Miranda, o evento será alusivo à Jornada e seguirá o lema da Campanha da Fraternidade 2013, Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). "Convidamos toda a comunidade para participar. Não somente os jovens, mas todos que quiserem vivenciar um pouco do espírito da JMJ", cita. Segundo ela, o encontro contará com momentos de animação, com música e teatro, e de reflexão, comandados por integrantes do próprio movimento.

Após Tamo Junto, ocorrerá a Missa de Envio, celebrada pelo frei Álvaro Morés, abençoando os participantes que sairão no domingo rumo à capital carioca. O coordenador do grupo, Vanderlei Fantin, destaca que a expectativa para a Jornada é muito grande e que a ideia principal do Tamo Junto é fazer com que aqueles que não terão a oportunidade de viajar possam sentir o clima de fé e alegria vividos por eles desde a pré-jornada, que iniciou em Caxias do Sul nesta semana. A movimentação da equipe, que já tem três participantes no Rio atuando como voluntários, pode ser acompanha pela página deles no Facebook (www.facebook.com/encontrodejovens). Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19) é o lema da Jornada.

Saiba mais

O que é a Jornada Mundial da Juventude?
Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, por meio deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Como as jornadas mundiais da juventude começaram?
A primeira JMJ foi realizada em Roma (Itália), em 1986, em nível diocesano. Sua origem vem dos encontros do papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens. Em 1985 o Santo Padre anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria são os símbolos da Jornada.

O que acontece durante a JMJ?
São muitas as atividades as quais os jovens são convidados a participar, como catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do papa, a Via Sacra, a Vigília dos jovens com o papa e a Missa de Encerramento).

Fonte: www.rio2013.com


(Foto: www.rio2013.com/Divulgação)

Preparativos da comitiva local incluiu encontro com o bispo diocesano dom Alessandro Ruffinoni. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário