Geral

Ética para uma sociedade de pessoas livres

Rotary Clube de Flores da Cunha dedicou uma semana do ano para valorizar a Ética nas relações sociais, políticas e econômicas

Há muitos anos, o Rotary Clube da bela e próspera cidade serrana de Flores da Cunha, decidiu dedicar uma semana do ano para valorizar a Ética nas relações sociais, políticas e econômicas. No evento deste ano, fui convidado a proferir palestra no Espaço Cultural São José. Escolhi o tema que dá título a este artigo. 
Ninguém divergirá quando digo: quem dera houvessem Semanas da Ética na ONU, em Nova York, em Paris, em Londres, em Davos, em Brasília e por aí afora! É fácil antever e penoso conhecer o desastre que sobrevém quando a Ética se torna objeto de desprezo!  
Centrei a exposição na notável reciprocidade da relação entre Ética e Liberdade. Não há Ética sem Liberdade, nem esta sem aquela! A Ética pressupõe que as escolhas individuais transcorram em um ambiente de Liberdade e o exercício da Liberdade resulta impossível onde não existam impedimentos éticos. Talvez esta seja a principal razão pela qual não se deve fazer concessões à supressão da Liberdade em qualquer de suas manifestações, observados os limites impostos pela Moral que inspire leis sábias.

Professor Percival Puggina

A palestra foi realizada no dia 17, no Espaço Cultural São José, e contou com o apoio da prefeitura de Flores da Cunha. - Rotary Clube/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário