Geral

Estudantes florenses e paduenses voltam às aulas em fevereiro

Aulas do Ensino Fundamental e Médio iniciam na segunda quinzena do mês

As férias de verão dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua estão quase terminando. Está chegando a hora de rever os colegas, os professores e de conferir quais foram as mudanças realizadas nas escolas. 
Durante o período de recesso escolar algumas instituições de ensino da cidade passaram por reformas em seus espaços, com o objetivo de melhor atender os estudantes. “Neste recesso escolar, tivemos a instalação de ar-condicionado na Escola Benjamin Constant, reforma nos banheiros da Escola 1º de Maio e melhorias na rua de acesso à Escola Irmã Tarcísia”, informa o secretário de Educação, Itamar Brusamarello, ao mesmo tempo em que explica que ao longo do ano letivo também são realizadas algumas melhorias, como no ano passado; “Inclusive, em 2022, várias instituições receberam grandes reformas, como a escola 1º de Maio, a Irmã Tarcísia, a Leonel de Moura Brizola, a Rio Branco, a Benjamin Constant e a Tancredo de Almeida Neves – esta que também terá o prédio do turno integral ampliado, com as obras iniciando neste mês de janeiro”, explica.
O ano letivo da rede municipal de ensino de Flores da Cunha, que possui mais de 2,8 mil alunos, iniciará no dia 14 de fevereiro e terminará no dia 21 de dezembro, com entrega de boletins prevista para o dia 22 de dezembro. Já o recesso escolar será de 17 a 30 de julho. Segundo o secretário, o quadro de professores do município está completo. Os 277 docentes iniciarão o ano letivo ainda no dia 8. Já as escolas da rede estadual começarão o ano letivo no dia 23 de fevereiro, com recesso de 19 a 30 de julho, e encerrarão no dia 22 de dezembro. 
Desta forma, com a aproximação do retorno dos estudantes às escolas, uma preocupação que surge aos pais e alunos é a questão do transporte escolar. Ao todo, 3.050 estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais utilizam o transporte escolar municipal diariamente. 
De acordo com o secretário de Educação, os estudantes não precisam realizar cadastro para utilizar o serviço. “Nos primeiros dias de aula, é entregue aos alunos uma carteirinha que deve ser apresentada ao entrar no ônibus”, explica o chefe da pasta.
Em contrapartida, os estudantes universitários, de pós-graduação, mestrado e doutorado, alunos da educação profissional técnica de nível médio e da Educação de Jovens e Adultos, residentes em Flores da Cunha devem realizar um cadastro para usufruírem do transporte gratuitamente. O cadastro pode ser feito até o dia 31 de março, no site da prefeitura, no ícone do transporte universitário, na seção de Serviços e Atividades de Interesse Coletivo. 

Volta às aulas em Nova Pádua

Em Nova Pádua, os 100 estudantes da rede municipal também voltam às aulas durante o mês de fevereiro. Na Escola Municipal de Educação Infantil Professores Bortolo Bigarella e Idalino Vailatti as aulas iniciam no dia 6 para alunos da creche e no dia 22 para os da Educação Infantil, com recesso de 17 a 30 de julho. Já a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain inicia suas aulas no dia 23.
Assim como o município de Flores da Cunha, as escolas municipais de Nova Pádua passaram por algumas reformas para melhor atender seus alunos. “Foram realizadas adequações para o início do ano letivo, como compra de material, manutenção dos espaços, aquisição de mobília escolar e equipamentos de informática”, informa a Secretaria de Educação, completando que todas as melhorias programadas para serem executadas nesse período foram realizadas. Além disso, o quadro de docentes já está sendo ajustado. “Contamos com um grupo de professores nomeados e as demais vagas existentes serão preenchidas através de contratos realizados por processo seletivo em dezembro do ano passado”, relata.
Em relação ao transporte escolar, que atende cerca de 210 alunos das redes municipal e estadual e por volta de 60 estudantes universitários, o cadastro inicia na quinta-feira, dia 26. A solicitação deve ser feita até o dia 3 de março, junto à Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min.

Redes municipal e estadual retornam às aulas em fevereiro. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário