Geral

Estudantes aguardam definição para ensino médio ser ampliado

Proposta que desafogará a Escola Estadual São Rafael, por meio da criação de novas turmas na Frei Caneca, ainda depende de avaliação do Conselho Estadual de Educação. Resultado favorável pode sair em março, estima a Coordenadoria Regional

A promessa para o início do funcionamento do ensino médio na Escola Estadual Frei Caneca ainda não saiu do papel. A implantação da modalidade na instituição, anunciada para ocorrer neste começo de ano letivo, ainda aguarda um parecer do Conselho Estadual de Educação. Nesta semana, o órgão realizou sua primeira assembleia após o período de recesso e a expectativa era pela aprovação de turmas no colégio. Entretanto, a pauta não contemplou a proposta. Conforme a assessoria do Conselho, a ação está sendo analisada pela assessoria técnica para, em seguida, passar por outros trâmites até ser apreciada pelos conselheiros. O grupo tem prazo de até 120 dias para aprovar ou não o processo administrativo – isso não significa que o órgão demorará esse período. No caso da Frei Caneca, o processo foi encaminhado no final do mês de janeiro.

De acordo com a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Eva Márcia Borges Fernandes, qualquer modificação precisa passar pela aprovação do Conselho, que é um órgão soberano e não está ligado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “A CRE orientou a escola, que fez o maior esforço para se adequar, e a prefeitura deu todo o apoio. Sabemos da necessidade de outra escola de ensino médio no município, mas não temos autonomia dentro do Conselho e, por isso, precisamos aguardar a votação”, frisa a coordenadora.

Não há uma data para o processo ser encaminhado para votação, mas Eva prevê que seja ainda neste mês. “Os alunos estão matriculados na Escola São Rafael. Se for autorizado o funcionamento do ensino médio, a Frei Caneca poderá oferecer a modalidade em qualquer época do ano. Isso significa que, assim que votado e, ser for aprovado, organizaremos o quadro de professores. Isso pode ser a semana que vem, ou no final de março”, explica a titular da 4ª CRE.

Complicações
Caso a implantação do ensino médio na Frei Caneca não se confirme, muitos alunos terão dificuldade para estudar. Cerca de 30 estudantes já aguardam na lista de espera do Frei Caneca para ingressarem no 1º ano do turno da manhã. “Alguns estão estudando na São Rafael. Inclusive, muitos fizeram acordos nos locais de trabalho para trocar de turno”, explica a diretora da Escola Frei Caneca, Stela Maris Paim Lemos Costa. A instituição conta também com uma lista com 50 alunos para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estava previsto para iniciar no mês de agosto, após a implantação do ensino médio.

De acordo com a vice-diretora da São Rafael, Graziela Mazzarotto, a instituição tem uma lista de espera com três alunos para o 1º ano e três para o 2º ano. Todos com mais de 18 anos – idade na qual a legislação não obriga a abertura de vagas. “Há alunos matriculados no turno da tarde, que precisam estudar de manhã, e que estão aguardando transferência, caso o Frei Caneca abra o ensino médio”, diz Graziela.
A Escola São Rafael é a única a atender a modalidade no município, tendo mais de 800 alunos somente no ensino médio. Atualmente, o colégio possui 11 turmas de 1º ano (três de manhã, cinco à tarde e três à noite), oito de 2º ano e sete de 3º. Nos turnos da tarde e noite a média de alunos no 1º ano é de 33, enquanto que no turno da manhã são 40 estudantes em cada sala.

A previsão era de que a Frei Caneca iniciasse o ensino médio neste começo de ano e abrangesse a demanda de estudantes do São Rafael. Se entrar em funcionamento, o Frei Caneca deverá abrigar três turmas de 1º ano no turno da manhã. O processo será de caráter progressivo com abertura do 1º ano em 2012 e dos 2º e 3º anos no decorrer dos próximos anos.

Entenda o caso
- Em 2010, a Câmara de Vereadores entregou um documento à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), na época sob a coordenação de Marta Fattori, para a expansão do ensino médio na Escola Estadual Frei Caneca.
- No ano passado, a superlotação da Escola São Rafael começou a preocupar pais, professores e autoridades. A 4ª CRE e o Conselho Estadual de Educação garantiram que para implantação do ensino médio no Frei Caneca eram necessárias adequações na instituição. Um convênio, entre a prefeitura e o governo do Estado, em abril de 2011, definiu que o Executivo subsidiaria 100% das reformas, que incluíam troca de telhado, implantação de laboratório e adequações para acessibilidade.
- O Frei Caneca passou pelas reformas solicitadas. Foram adquiridos livros didáticos para o ensino médio. Em janeiro deste ano foi encaminhado o processo administrativo para implantação da modalidade.
- Em fevereiro, a 4ª CRE anunciou que a implantação do ensino médio deveria ocorrer ainda no início do ano letivo, com o funcionamento de três turmas de 1º ano.
- Em março, o Conselho Estadual de Educação retornou às atividades, mas não incluiu na pauta o parecer favorável para a implantação.

Frei Caneca é beneficiada com novas obras
A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) divulgou nesta semana a listagem das escolas beneficiadas pelo Plano de Necessidades de Obras (PNO). A Escola Estadual Frei Caneca é a única instituição de Flores da Cunha contemplada. De acordo com a diretora do colégio, Stela Maris Paim Lemos Costa, foi solicitada a construção de um novo bloco para abrigar cinco salas de aula, laboratórios de Ciência e informática, direção e biblioteca.

Estão previstas nas escolas modificações como a inclusão de ar condicionado em todas as salas, paisagismo, acessibilidade, Plano de Prevenção de Combate a Incêndios (PPCI) e sala de estudo para professores. Os processos do PNO foram encaminhados para a Secretaria de Obras Públicas do Estado, visando a contratação de projetos e orçamentos. Após, serão definidos os recursos financeiros para as propostas, encaminhadas licitações, assinaturas de contrato e respectivas ordens de início das obras – previstas para o segundo semestre.

Inscrições para contratos temporários
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva de contratações temporárias para a função de professores para ensinos fundamental e médio e educação profissional do Estado. São oferecidas vagas para Flores da Cunha e Nova Pádua. Os interessados podem se inscrever até 12 de março pelo site www.educacao.rs.gov.br. Após a inscrição via internet, o candidato deve apresentar-se na Coordenadoria Regional mais próxima para a entrega de documentação. Aqueles que não residem em Caxias do Sul podem enviar os documentos pelo Correio, com postagem, via Sedex, ao seguinte endereço: 4ª CRE – Avenida Júlio de Castilhos, 4.020, bairro Cinquentenário – CEP 95010-002 – Caxias do Sul (RS). Os horários de atendimento da 4ª CRE são de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h.



 - www.sxc.hu/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário