Estradas passarão por estudo de concessão
ERS-122 está entre as rodovias que terão melhorias, de acordo com o consórcio assinado entre o Estado e o BNDES
Uma nova proposta para concessão das rodovias do Estado à iniciativa privada está sendo firmada pelo Governo do Estado. Entre elas, está a ERS-122, que passa por Flores. A previsão é que nos próximos meses, profissionais do consórcio que reúne as empresas Manesco e Planos estarão percorrendo as estradas gaúchas para levantamento de dados e estudos. No dia 18 de fevereiro, o governo estadual realizou a primeira reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio Manesco/Planos para promover a concessão à iniciativa privada de mil quilômetros de rodovias. A proposta é melhorar os acessos e a infraestrutura em 63 municípios gaúchos. Na Região, sete estradas estão no projeto, incluindo os trechos já pedagiados, como Flores da Cunha, e que tem a administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Na região a expectativa é quanto à duplicação do trecho da ERS-122 entre Farroupilha e São Vendelino e sobre se haverá ou não novos pontos de pedágio – atualmente são dois postos na Serra, sob a responsabilidade da EGR, um em Flores e outro na ERS-235, em Gramado.
A expectativa é que em abril de 2021 os editais estejam prontos. Ao todo, são 18 estradas contempladas, que resultam em 1.028 quilômetros de extensão, sendo 760 quilômetros trechos atualmente pedagiados e outros 268 quilômetros de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “O plano do projeto já está em discussão e as equipes serão colocadas em campo para começarem as análises e medições e verificar como estão. É o início de uma jornada que deve levar um ano até a consulta pública dos editais”, explica o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que aponta que não haverá um único edital.
O planejamento é que em menos de um mês, o consórcio entregue um cronograma de ações ao governo. Durante o processo, as empresas compilarão dados existentes da EGR e também farão novas medições de volume de tráfego. A partir disso, serão definidas as medidas que serão adotadas para qualificar as rodovias, como duplicações, implantação de terceiras faixas e obras de segurança viária para as comunidades próximas.
As concessões promovidas pelo governo fazem parte do programa RS Parcerias, lançado em março de 2019, que busca promover o desenvolvimento do Estado por meio de investimentos privados e visando a melhoria dos serviços públicos.
Rodovias sob o estudo de concessão
ERS 122
Entre a RS-240 e a RS-446 em São Vendelino – 39,09 quilômetros
Entre a RS-453 (Caxias do Sul) e RS-437 (Antônio Prado) – 49,67 quilômetros
ERS-235
Entre a BR-116 (Caxias) e Gramado – 34,64 quilômetros
Entre a RS-115 (Gramado) e Canela – 7,67 quilômetros
Entre Canela e RS-020 (São Francisco de Paula) – 34,01 quilômetros
ERS-466
Entre Gramado e RS-235 (Canela) – 7,22 quilômetros
ERS-020
Entre a RS-235 (Canela) e o acesso norte a São Francisco de Paula – 6,35 quilômetros
Entre a RS-235 (Canela) e o acesso a Três Coroas – 21,87 quilômetros
ERS-453
Entre a BR-386/RS-129 (Estrela) e RS-470 (Garibaldi) – 58,21 quilômetros
Rodovias não pedagiadas
ERS-122
Entre a RS-446 (São Vendelino) e a RSC-453 (bairro Santa Fé, em Caxias) – 41 quilômetros
Entre a RS-437 (Ipê) e BR-116 (Campestre da Serra) – 39 quilômetros
ERS-446
Entre RS-122 (São Vendelino) e BR-470 (Carlos Barbosa) – 15 quilômetros
ERS-453
Entre BR-470 (Bento Gonçalves) e Caxias – 29 quilômetros
VRS-813
Entre Farroupilha e BR-470 (Garibaldi) – 16 quilômetros
Fonte: Governo do Estado
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