Estátua de Deus Pai volta a abençoar Otávio Rocha
Neste domingo, dia 24, integrando a programação da Festa da Colônia, haverá o descerramento da imagem
Dentro da programação da 48ª Festa da Colônia de Otávio Rocha, neste domingo, dia 24, haverá o descerramento de uma placa que lembrará o centenário da Torre e homenageará os pioneiros que aqui chegaram, destacando a coragem, a fé, a união e o trabalho dos imigrantes italianos e seus descendentes. Como a pandemia do último ano não permitiu a realização de uma grande celebração dos 100 anos da inauguração do chamado ‘Campanil da Marcolina’, em 22 de maio de 2021, as comemorações estão ocorrendo em 2022.
Outro destaque que poderá ser contemplado na ocasião, será a imagem de Deus Pai que, de acordo com o colunista de O Florense, Floriano Molon, há quase 80 anos ornamentava a parte superior da porta da Capela São Marcos, mas, com a demolição da Matriz, em 1962, a obra produzida pela empresa caxiense Zambelli foi deslocada para a Casa Canônica e, posteriormente, para o Museu Pe. Alberto Lamonatto.
Conforme Molon, na época, a Capela São Marcos, ainda pertencia a Paróquia de Flores da Cunha: “Pensemos que de 1945 até 1964, por 19 anos, ficou colocada sobre a porta da capela, um Deus Pai acolhendo a todos”, lembra e acrescenta que a parte frontal da Capela São Marcos – construída e inaugurada em 1905 – passou por várias alterações ao longo dos anos.
E para resgatar a tradição e celebrar o centenário da torre, a imagem de Deus Pai voltará a ocupar o largo da Matriz de Otávio Rocha, agora, fixada na porta da Torre centenária e, segundo Floriano: “Com seus braços abertos para abençoar a todos”.
A 48ª Festa da Colônia do distrito de Otávio Rocha segue com atividades na segunda-feira, dia 25.
0 Comentários