Geral

Estacionamento no Centro tem mais vagas reservadas

Benefício será destinado a idosos e deficientes

O Departamento de Trânsito da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito de Flores da Cunha realiza algumas ações estruturais na movimentação de veículos e pedestres do Centro da cidade. As principais mudanças ocorrem nas vagas para estacionamento. Os espaços amarelos - de 15 minutos - foram todos retirados e agora a cidade recebe áreas especiais para idosos e deficientes físicos. As motos, que acabavam reservando um espaço maior, também terão um local demarcado.

Serão cerca de 20 pontos especiais para deficientes físicos e 40 para idosos, todos na área central e com localização que leva em consideração uma maior mobilidade. “Aos poucos estamos criando espaços que a lei nos obriga, mas que nunca foram lembrados”, resume o diretor. Além dessas vagas especiais, espaços exclusivos para motos também ganharão as ruas. Esses locais ainda não foram definidos, pois, segundo a legislação, eles não podem ser próximos a agências bancárias.

A fiscalização dessas vagas ainda está sendo estudada, mas, segundo Stangherlin, um concurso público para uma Guarda Municipal deve sair do papel ainda neste ano. “Sabemos que a Brigada Militar (BM) não tem efetivo para isso. Essa é uma deficiência do município que deverá ser resolvida. Mas o importante é o bom senso da população. Temos que buscar um comportamento diferente no trânsito, uma postura tanto do condutor quanto do pedestre”, enfatiza.

A legislação brasileira assegura a reserva de até 5% de vagas de estacionamento em locais públicos ou privados. De acordo com o diretor de Trânsito, Decio Stangherlin, Flores ainda não irá chegar a esse índice. “Com o tempo vamos tentar chegar o mais perto deste número possível, até porque nossa cidade tem uma população com boa expectativa de vida”.

Ruas com melhorias
Também nos últimos dias foram feitas melhorias no acesso à comunidade de São João. Foi construído um refúgio no meio da Avenida 25 de Julho. O objetivo é facilitar a vida dos motoristas que precisam cruzar o prolongamento. Com a mudança os veículos que vierem de São João com destino a Caxias do Sul devem seguir até a rotatória próxima ao Posto do Galo e retornar.

A Rua Heitor Curra recebeu sinalização horizontal e pinturas. Outra ação futura é a instalação de novos controladores de velocidade. Segundo o diretor de Trânsito, Decio Stangherlin, em muitas vias do perímetro urbano o limite de velocidade não está sendo respeitado. “Faremos um estudo técnico para saber os pontos chaves, trazendo segurança no trânsito de Flores”, pondera. As melhorias devem ser realizadas ao longo do ano, abrangendo diversas áreas do trânsito.
Aos idosos foram criadas 40 vagas. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário