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Está chegando a hora de pegar a estrada

Nessas férias, antes de viajar, não esqueça de cuidar do seu carro. Ele precisa de atenção para não deixar você na mão

O final de ano está chegando e esta é a época mais esperada. Festas, viagens de férias, passeios com a família. Tudo está programado para ser uma diversão garantida. Mas como ir e voltar de todos estes compromissos? Normalmente é o momento em que mais se precisa do seu veículo, e o que fazer se ele não estiver em boas condições de uso?

Não se esqueça de que o carro, como qualquer outra máquina, precisa de cuidados para que funcione corretamente. Então, antes de pegar a estrada, é importante cuidar dos itens de segurança que precisam ser verificados em todos os carros seminovos e usados. Claro, um carro zero quilômetro, tem a tendência de não precisar dessa manutenção preventiva, mas vale ressaltar que calibrar os pneus e conferir o alinhamento é um exercício cotidiano para o motorista.

Tipos de revisão

Há três principais tipos de manutenção de carros:

Manutenção corretiva: é necessária quando o veículo já está com algum tipo de defeito.

Manutenção preditiva: esse tipo de manutenção tem o objetivo de substituir as peças do veículo que poderiam prejudicar seu funcionamento antes que isso aconteça.

Manutenção preventiva: trata-se da recomendação dada pelo fabricante do automóvel. Dentre os itens que devem fazer parte da manutenção preventiva, estão: filtro de óleo, óleo, pneus, velas de ignição, filtro de ar, filtro de combustível, correia dentada, fluído de freio e suspensão.

Óleo e filtro: devem ser substituídos de tempos em tempos conforme recomendação do fabricante do veículo, ou quando atingir a quilometragem recomendada. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca de filtro, diminui a vida útil do lubrificante.

Pneus: pneus muito desgastados, ou com desgaste irregular, podem prejudicar a aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com a legislação de trânsito, as ranhuras do pneu devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. Além da troca dos pneus, é importante realizar o balanceamento e o alinhamento dos mesmos. Os procedimentos devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros. Pra saber se o carro está desalinhado, basta fazer um teste em uma rua vazia, acelerando até 60 km/h. Se o carro puxar mais para um dos lados, é porque está desalinhado. Caso a direção esteja vibrando, pode ser um indicativo de que as rodas estejam desalinhadas.

Velas de ignição: alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil quilômetros e os cabos trocados a cada 50 mil quilômetros. Qualquer falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil dos outros componentes.

Filtro de ar: o filtro de ar tem uma importante função em um veículo: reter todas as impurezas de ar que entram no motor. Além disso, ele possibilita também a verificação do estado do motor. Porém, vale destacar, que se ele estiver muito sujo, não quer dizer que precisa ser trocado naquele momento. Aliás, isso pode ser um indicativo de que o filtro está sendo eficiente em reter as partículas que prejudicam o funcionamento correto do motor. Não há um período correto pra mudança dessa peça, mas é interessante contar pelo tempo do carro ou pela quilometragem (7.500 quilômetros em média).

Filtro de combustível: o nome já diz bem a função do filtro de combustível: evitar a passagem de sujeira do tanque do veículo para o motor. A peça deve ser trocada entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. Além disso, ela pode apresentar alguns indícios de que precisa ser verificada, como a dificuldade em arrancar ou quando a marcha está lenta, por exemplo.

Correia dentada: a substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada em média a cada 50 mil quilômetros. Mas uma verificação a cada 15 mil quilômetros pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade da troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.

Fluído de freio: É o fluido de freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluído estiver baixa, ou o produto estiver com prazo de validade vencido, a eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluido uma vez por ano. Vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.

Suspensão: o sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota.

Além desses itens, também é importante verificar as lanternas. Desde 2016, é obrigatório ligar o farol baixo do carro em rodovias durante o dia. Mas não é só o medo de multas que deve fazê-lo cuidar da iluminação do carro. Faróis e setas são importantes para iluminar o caminho e dar visibilidade a seu próprio veículo.

Mesmo com uma revisão cuidadosa, você ainda pode ter que lidar com algum imprevisto durante a viagem. Como deve imaginar, o incidente mais comum nesse caso envolve pneus furados.Com isso em mente, verifique estar levando macaco, triângulo e chave de roda. Confira se esses itens estão realmente funcionando para não ter que ficar horas no acostamento por conta de um macaco estragado ou colocar a segurança de todos em risco graças a um triângulo que não para em pé.

 - Divulgação
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