Geral

Espetáculo de som e luz em Otávio Rocha

Missa dos Louvores é atração neste sábado e domingo, durante a Festa de Nossa Senhora da Saúde e das Capelinhas

Uma tradição trazida pela imigração italiana em homenagear os santos tem se repetido anualmente no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha. Neste final de semana, o vilarejo comemora mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Saúde e das Capelinhas. Uma das atrações de destaque é a Missa dos Louvores. Unindo cultura e religiosidade, o espetáculo é comandado pelo Coral dos Louvores Som e Luz, que reúne cerca de 90 pessoas das mais variadas idades, dos 10 aos 80 anos. A missa conta com canto, coreografias e encenações num acréscimo de luzes e banda instrumental. A sexta edição do evento religioso e artístico será encenada no sábado, dia 10, às 20h; e no domingo em duas sessões: às 10h30min e às 20h, na Igreja Matriz. As celebrações serão comandadas pelo padre Vitor Aquiles Cecatto e sacerdotes convidados. Cada missa tem duração de uma hora e meia.

Conforme uma das integrantes da equipe organizadora, Arlete Marzarotto, o Coral surgiu em 2007 idealizado por Ivanor Miguel Calgaro (falecido em 11 de maio de 2009), com apoio do padre Paulo Nodari e de lideranças da comunidade com o objetivo de mostrar um espetáculo de fé, arte e oração durante as celebrações a Nossa Senhora da Saúde. Na época, o grupo tinha 80 cantores de diversas localidades de Otávio Rocha, de Flores da Cunha e de Caxias do Sul. O respaldo positivo da primeira edição deu garantia para que a Missa dos Louvores continuasse encantando os fiéis nos anos seguintes. Ano a ano o espetáculo foi agregando novos cantores e passou a ser comandado pelo professor André de Oliveira.

Os ensaios iniciaram no mês de setembro, mas antes disso a equipe de coordenação se reuniu para selecionar as músicas e as entregar aos cantores para que eles começassem as preparações. Os ensaios aconteceram aos domingos. “São pessoas de diversas idades, não profissionais, que gostam de cantar e com disponibilidade”, explica Arlete.

De acordo com a regente Angela Michelon (que assumiu neste ano a coordenação da missa devido a problemas de saúde do maestro Oliveira), o repertório é variado em música litúrgica “mais festiva”, como as canções Cantores de Deus, Perdoa-me e Evangelho a Ave-Maria, entre outras. “É uma celebração com música muito bonita que envolve diversos colaboradores num momento de emoção”, diz Angela. A Festa de Nossa Senhora da Saúde e das Capelinhas terá, além da Missa dos Louvores, procissão luminosa, bênção da saúde, jantar e almoço festivo. As comemorações começaram ontem, dia 8.

Programação
Hoje, dia 9
16h – Missa

Sábado, dia 10
20h – Missa dos Louvores e, após, jantar (bife e bucho), no salão paroquial
Domingo, dia 11
10h30min – Missa dos Louvores
12h – Almoço no salão paroquial
20h – Missa dos Louvores

Serviço
Ingressos: R$ 35
Informações: (54) 3279.1298 ou 3279.1138

Coral reúne cerca de 90 pessoas. - ACERVO CORAL DOS LOUVORES/divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário