Especial Bairros: São Cristóvão, desenvolvimento sempre
Endereço é um dos mais antigos de Flores da Cunha e tem franco desenvolvimento
Antes da promulgação da Lei dos Bairros, São Cristóvão era considerada uma capela do município, integrando os travessões Esmeralda e Garibaldi. A localidade começou a receber seus primeiros moradores por volta de 1888. A construção de uma igreja maior, a atual, ocorreu em 1949. Antes disso, existia um capitel em honra a São Pedro, que estava ligado à fé desses primeiros moradores – motivo da qual a antiga Cooperativa São Pedro, inaugurada em 1930 e considerada a maior cantina de vinhos da região na época, tinha esse nome –, hoje o local ainda abriga uma das unidades da maior cooperativa da região – a Nova Aliança.
A mudança do padroeiro, de São Pedro para São Cristóvão, deve-se à Anúncio Curra, dono do primeiro ônibus de Nova Trento, que havia prometido doar a imagem do protetor dos motoristas à primeira localidade que surgisse. Até hoje, a comunidade se dedica à tradicional procissão de São Cristóvão, que ocorre desde 1948, no mês de março. A comunidade possui salão comunitário, o Esporte Clube São Cristóvão, campo de futebol e a Sociedade de Bochas São Cristóvão. Nela está ainda a Escola Estadual de Ensino Fundamental Horácio Borghetti, o Camping Club Recanto da Lagoa (antiga sede do Recreio Guarany) e as sedes campestres dos sindicatos dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) e dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.
Radiografia do São Cristóvão
Número de habitantes (aproximadamente): 1.700
Distância da área central: 4 km com acesso pavimentado
Festas: Festa de São Cristóvão (anualmente em março)/ Festa de Todos os Santos (anualmente em agosto)/ Festa de Santo Expedito (anualmente em abril)
Estabelecimentos: 35 indústrias/ 24 comércios/ 64 serviços (dados de 2016)
Área: 2. 216.823,65m².
Número de ruas: 27
Limites: Norte – Rua Via Vêneto (limites com os bairros Parque dos Pinheiros e Morado do Camping)/ Sul – Estrada Jacob Matana (limite com municipal entre Flores da Cunha e Caxias do Sul e limite com a comunidade de São João)/ Leste – Estrada dos Tradicionalistas (limite com a comunidade de Santa Bárbara)/ Oeste – Avenida 25 de Julho (limite com os bairros São Pedro e Villaggio).
0 Comentários