Geral

Espante o frio da sua casa

Conheça opções de sistema de aquecimento para deixar sua residência preparada para o inverno

O frio chegou e nunca está só de passagem. Oficialmente o Inverno começa no dia 21 de junho, mas os dias com temperaturas mais baixas já são sentidos. O frio impacta consideravelmente a rotina das pessoas durante um bom tempo do ano. Com as temperaturas muito baixas, quase não se consegue desempenhar bem as atividades dentro de casa. 
Por isso, é importante buscar meios de aquecer os ambientes, fazendo com que o lar fique mais agradável para a família inteira. Mas, quais seriam as melhores opções para aquecimento de residências? Confira algumas dicas. 

O tradicional fogão a lenha
A opção mais tradicional e utilizada há muitos séculos para o aquecimento de residências é o fogão a lenha. Os fogões e fornos com funcionamento a base de queima de lenha, são costumeiramente utilizados para o preparo de alimentos. 
Porém, a abrangência de seu calor vai além da cozinha e pode ajudar a aquecer muitos ambientes da casa.
O custo destes equipamentos – encontrados nas lojas também em kits prontos – é relativamente baixo. Porém, necessita de mão-de-obra para a instalação – já que precisam ter um duto para a saída da fumaça gerada pela queima da lenha. 
Todo esse encanamento tem de ter manutenção constante. E ainda existe o risco de infiltrações de água na volta da algerosa, no telhado.

Lareiras modernas
Lareiras são estruturas já muito conhecidas no mundo da arquitetura. Os modelos mais comuns são aqueles construídos em alvenaria de tijolo ou pedra – que também necessita da queima de lenha e do duto para saída da fumaça. Atualmente, são oferecidas outras opções no mercado. Por exemplo, as lareiras elétricas – em várias potências –; as lareiras a gás; e a óleo. Estas três dispensam os tais dutos.

Aquecedores fixos
Quem pensa que ar condicionado serve só para o verão está enganado. Existem modelos que não apenas resfriam, mas esquentam o ar dos ambientes. Outra vez, existem aspectos positivos e negativos relacionados. Só para lembrar, para a instalação deste tipo de aparelho é necessária mão de obra especializada. Existem inúmeros modelos de aparelhos de ar a venda nas lojas. É preciso consultar os vendedores para saber qual modelo seria indicado de acordo com a sua necessidade. Isso porque existem potências – BTUs, que indicam a área a ser aquecida. Por exemplo, termoventiladores cobririam somente até 20 m², enquanto o ar condicionado uns 70 m² ou mais.

Aquecedores portáteis
Muita gente sonha em ter uma lareira em casa, porém esta não é uma realidade possível para todos. Tem a questão do preço das lareiras; da instalação; às vezes da preparação da rede elétrica; a manutenção de dutos; e ainda o risco do uso de botijões de gás ou de óleo. Há muita coisa envolvida nisso que assusta. Mas, as tecnologias evoluíram tanto que mais alternativas surgiram ao longo dos anos para o aquecimento de residências. E as alternativas são os aquecedores portáteis. Por muitos anos, o mais conhecido deles era o em resistência incandescente – seu calor fica em contato direto com o ar. 
Depois, surgiram os aquecedores termo cerâmicos, que também envolvem resistência mais uma ventoinha para liberação do calor. E, por fim, os elétricos a óleo, onde sua resistência interna aquece certo óleo que circula através de uma serpentina. Todos estes modelos de aquecedores portáteis possuem tanto vantagens quanto desvantagens. Em geral, eles são bons porque custam menos e economizam energia. 

Salamandras e lareiras
Há também um pequeno modelo de fogão a lenha – de apenas uma boca – que é popularmente conhecido como ‘salamandra’. Ele é uma peça muito bonita, e com as mesmas vantagens do modelo maior, com dupla função. Muito utilizado em propostas para saletas pequenas. Mas, a abrangência de seu calor é bem menor do que se consegue ao utilizar lareiras, por exemplo.

Calefação
Existem alternativas de aquecimento de residências que não são muito conhecidas pelos brasileiros, como os modelos que funcionam por calefação. O primeiro que se pode citar é o radiador, que é um aparelho que funciona por meio elétrico ou a vapor. Ele é preso à parede e possui, internamente, uma tubulação por onde o calor é direcionado. Existe ainda o piso aquecido. Para a viabilidade de sua instalação é necessária uma análise prévia de um especialista. Porém, diferente do que muitos pensam, pode ser até mais barato do que a colocação de um ar condicionado.

Fonte: Casa e Jardim

 - Fotos Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário