Geral

Escotismo é divulgado na 7ª Mostra Flores

Grupo Alberto Mattioni tem estande institucional para apresentar um pouco do trabalho desenvolvido no município

Baseado em valores para construir um mundo melhor, o Grupo Escoteiro Alberto Mationi desenvolve o escotismo há 33 anos em Flores da Cunha com a missão de contribuir para a educação dos jovens, valorizando a realização individual e a participação construtiva em sociedade. A turma participa da 7ª Mostra Flores com um estande institucional para divulgar o movimento e buscar novos integrantes.

Conforme o presidente do grupo, Luciano Zin, ao todo são 85 participantes, entre os ramos lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. As atividades do ano se iniciaram junto ao ano letivo, e os encontros são semanais, na sede erguida no Parque da Vindima Eloy Kunz. “O escotismo é um ensino paralelo, abordando o respeito e o civismo, que se perdem nos dia de hoje”, frisa Zin. A participação do escoteiro inicia com a idade mínima de sete anos, e não tem idade máxima. “As atividades são realizadas conforme a faixa etária até chegar à adulta, onde trabalhamos como voluntários para formar novos escoteiros. É uma forma de fazermos a nossa parte para um mundo melhor”, enaltece o presidente.

Todos participam de atividades comunitárias, como o Corpus Christi e desfiles cívicos, entre outras. Além disso, promovem acampamentos e encontros para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Zin, que atua nos últimos oito anos no grupo, destaca que existe a falta de participação adulta voluntária para dar continuidade às atividades. “Temos crianças querendo fazer parte do grupo, mas não temos adultos suficientes para montar novas turmas”, conta, destacando que é um movimento voluntário que atua em mais de 120 países.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni pode participar dos encontros que ocorrem sempre aos sábados, das 13h30min às 17h30min, na sede. Outras informações podem ser obtidas no site www.gealbertomattioni.net ou pelo telefone (54) 8423.4314, com Luciano.

Sempre Alerta
O lema escoteiro ‘Sempre Alerta’ é derivado do original inglês (be prepared, esteja preparado). Foi criado pelo fundador do movimento, Robert Baden Powell, com as iniciais do seu nome (BP), pois era chamado diversas vezes e tinha que estar atento. A maioria das organizações do mundo também utiliza o mesmo lema, que significa estar preparado mentalmente e fisicamente para cumprir os seus deveres.


Da esquerda para a direita, o presidente Luciano Zin, o vice-presidente Aldemir Mascarenhas e a diretora Rafaela Molon Panegaz. - Fabiano Provin
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário