Geral

Escolinhas atraem jovens que buscam ser profissionais

Cerca de 420 crianças e adolescentes com idades entre 4 a 17 anos integram as três escolas de futebol do município

O sonho de criança de um dia tornar-se um jogador de futebol profissional está sendo alimentado por mais de quatro centenas de pequenos florenses que fazem parte de três escolinhas que atuam na cidade. Apesar das diferenças das cores de camisas, os objetivos entre os jovens desportistas são de espelhar-se em algum craque do futebol.

Enquanto aguardam o horário para o treino na quadra do bairro São José, os meninos Cleiton de Araújo da Rosa, que completou sete anos domingo passado, dia 23; Gabriel Menegat Zaballa, sete anos; Guilherme Molon Bebber, seis anos; e Gregory Menegat dos Santos, sete; observam atentos as atividades desenvolvidas pelos colegas. Vestindo uma camisa do Colorado, a exemplo dos demais companheiros, Cleiton tem esperança de um dia tornar-se famoso jogando futebol. Gabriel usa uma camisa da Seleção Brasileira com o nome de ídolo Robinho. Por sua vez, Guilherme traz estampado o símbolo gremista na parte da frente da camisa, enquanto Gregory usa uma camisa do Barcelona da Espanha estampada com o nome do craque brasileiro Neymar. Esses são apenas alguns exemplos de pequenos atletas que participam das atividades em uma das escolinhas de base do município. As modalidades disponíveis são para futsal, futebol sete e futebol de campo.

Nova Era contrata Bella como treinador

Próximo de completar 10 anos de atividades, o Esporte Clube Nova Era contratou recentemente o ex-jogador profissional de futsal, Edmilson Martins Correa, o Bella, para treinar o grupo de meninos de Flores da Cunha e, futuramente, supervisionar os novos núcleos que serão montados em cidades da região. De acordo com o coordenador da equipe, Clério de Oliveira, a escolinha trabalha com 120 meninos na faixa etária entre 4 e 15 anos, na modalidade futsal, e com outros 40 alunos, sendo 20 no núcleo de Mato Perso, e 20 na cidade, na pratica de futebol de campo. Em quase 10 anos de atuação, já formou jogadores profissionais, como Carlos Eduardo (Dudu), 22 anos, atualmente jogando no futebol da Grécia, Ramon dos Reis, 21, inscrito no Brasil de Farroupilha, além de Lucas Giacomin, 21, natural de Mato Perso, com passagem por diversas equipes do futebol gaúcho. Além disso, Ronald Bellé, uma das novas promessas formadas pela escolinha integra a categoria Sub-13 do Juventude de Caxias. Ronald Bellé é o capitão do time e um dos destaques do grupo.

Conforme o coordenador, a escolinha trabalha com seis categorias, divididas por idades, intercaladas de dois a dois anos. Além de competições regionais, o Nova Era participou de torneios de futebol de campo na França, Espanha, Paraguai, e neste ano recebeu convite para participar de um evento na Grécia. A escolinha realiza suas atividades na quadra do bairro São José. As inscrições para ingressar na escolinha podem ser feitas através do telefone 9659.7964, com Clério.
Com a experiência de quem atuou por 23 anos no futsal brasileiro, inclusive com passagem pela seleção brasileira durante cinco anos, Edmilson Martins Correa, o Bella, deixou de treinar a Associação Santa Cruz de Futsal (ASSAF), para se dedicar aos meninos do Nova Era. Além de treinar os meninos de Flores, no próximo mês passará a supervisionar os núcleos das escolinhas de futebol criadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado e Veranópolis.


FC Iniciação Esportiva prepara alunos em três modalidades

Fundada há quatro anos, a escolinha Flores da Cunha Iniciação Esportiva, coordenada pelo ex-jogador profissional Vagner do Canto, trabalha em forma de parceria, prestando serviço a outras entidades. Conforme o coordenador, a escolinha possuiu aproximadamente 200 jovens inscritos na faixa etária entre 5 a 17 anos. A entidade desenvolve atividades no futsal, futebol sete e futebol de campo.

Os trabalhos são desenvolvidos na sede da Sociedade Recreativa Aquarius, com 40 alunos na modalidade de futsete, em São Gotardo, com mais 40, e 75 meninos para a pratica de futebol de campo, em Nova Roma, em parceria com a Associação Trento de Esportes. Além disso, a FC Iniciação Esportiva atua no município de Nova Pádua, em parceria com a prefeitura, desenvolvendo atividades no Projeto Jogar. Os treinamentos são diários, inclusive à noite, com categorias maiores, e aos sábados pela manhã na quadra de grama sintética junto ao Hotel Fiório, para meninos com idade entre 5 a 9 anos.

Segundo Vagner do Canto, um dos diferenciais da escolinha é que o trabalho para os jovens que pretendem ingressar no futebol de campo é feito em duas etapas distintas. As atividades iniciam no futebol sete com meninos de 5 a 11 anos para conhecerem as dimensões do campo e, na sequência, a partir de 12 aos 17 anos, seguem para o campo maior. A exemplo de outras escolinhas, a FC Iniciação Esportiva também participa de competições. Na próxima segunda-feira, dia 31, acontece apresentação para os pais do calendário de eventos para 2014 e o uniforme dos meninos. O evento ocorre na sala de convenções do Hotel Fiorio, com início às 20h30min. As inscrições para os meninos que pretendem frequentar a FC Iniciação Esportiva devem se dirigir ao escritório localizado na Rua Frei Eugênio, 541, no Edifício Da Vinci, anexo a Reabilitá, ou através dos telefones 3292.3620 e 9961.1513.

CT Bela Flores é a caçula das escolinhas

Exercendo as atividades há pouco mais de duas semanas, o Centro de Treinamento Bela Flores, coordenado por Beto Mosmann, a caçula entre as escolinhas de base de Flores da Cunha já conta com 60 meninos inscritos. Conforme o coordenador, o nome foi escolhido como forma de reconhecimento por tudo o que o município lhe deu. Mosmann foi um dos pioneiros a trabalhar no município com escolinhas. Ele integrou o quadro da administração municipal em 1987. Depois de ter conquistado diversos títulos estaduais treinando equipes profissionais, e atuar em Santa Catarina e Paraná por cerca de 30 anos, Beto criou a escolinha com a finalidade de preparar os jovens para o futsal. A escolinha é a única representante na Super Copa de Futsal, que acontece em toda a região a partir de abril.

Um dos diferenciais de sua entidade está na coordenação dos grupos. De acordo com ele, cada uma das cinco categorias tem uma direção de pais, formada por seis casais. Segundo Mosmann, com isso as decisões tomadas são mais transparentes. Os trabalhos para alunos com idades entre 4 a 15 anos são desenvolvidos na quadra de esportes do Corujão, no bairro Aparecida. Os interessados podem se inscrever através do telefone 9994.2674, com Beto Mosmann.

Uma das opções no município é a FC Iniciação Esportiva. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image

    Ola td bm amigo sou treinador de futebol trabalho com categorias de base e escolinhas estou buscando uma oportunidade aguardo sua resposta

Deixe o Seu Comentário