Escolha das soberanas da Fecouva 2017 ocorrerá em janeiro
Festa ocorrerá no distrito de Otávio Rocha de 18 a 26 de fevereiro
O distrito de Otávio Rocha é um dos principais destinos turísticos de Flores da Cunha e esse talento em acolher visitantes e fazer festas estará em evidência em 2017. Isso porque a comunidade realiza a 13ª edição da Festa Colonial da Uva (Fecouva), valorizando a 3ª união com a Festa do Moranguinho. Além de formatar equipe, comissões e datas, uma das primeiras atividades é a integração entre comunidades com a escolha da rainha e princesas. O baile está marcado para o dia 7 de janeiro e abrirá um período intenso de divulgação até o início da festa, no dia 18 de fevereiro.
O presidente desta edição é o enólogo Darci Dani, atual diretor executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi). Ele tem como vices o produtor Izaia Galiotto e o empreendedor Michael Molon. Depois de mais de 30 anos, Dani voltará a se envolver ativamente com o evento – já presidiu a Fecouva em 1983, na 3ª edição. “Sempre brinco que eu saí de Otávio Rocha, mas Otávio Rocha não saiu de mim, por isso quando me convidaram para presidir a festa não tive dúvida, até porque temos pessoas comprometidas e experientes conosco”, valoriza Dani, que é natural do distrito.
A escolha do presidente e vices ocorreu em outubro. A programação dos nove dias de festa – de 18 a 26 de fevereiro, ainda não foi finalizada, mas terá mais atividades, não somente nos dois finais de semana. “Será uma festa para promover, valorizar e degustar o que se faz em Otávio Rocha, os nossos produtos típicos e nossa hospitalidade, fazendo com que a comunidade participe e se envolva nessa celebração”, valoriza Dani.
A data levou em consideração a realização da 8ª Mostra Flores e também o feriadão de Carnaval. “Acreditamos que aproveitando nossos espaços, tendo uma exposição com produtos diferenciados, resgatando jogos típicos e a excelente gastronomia, seremos uma opção diferenciada neste período, além de trabalhar em conjunto com a programação da Mostra Flores, fortalecendo o turismo de Flores de forma geral”, complementa o presidente.
Uma das principais novidades é o local do evento. Tradicionalmente realizada na antiga Cantina Slaviero, nesta edição será unificado o espaço junto à igreja e o salão paroquial. O local histórico não tem mais condições estruturais para sediar eventos. “Vamos utilizar estruturas com lonões. Para isso temos uma série de ações de infraestrutura que serão executadas”, adianta Dani. A programação incluirá ainda o tradicional desfile de carros alegóricos, shows e atividades culturais. A Prefeitura de Flores da Cunha é apoiadora do evento, e a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços integra a comissão de divulgação.
Escolha do trio
Sendo desde sua origem uma festa paroquial, a Festa Colonial da Uva conta com a integração das comunidades pertencentes à Paróquia São Marcos de Otávio Rocha para a escolha da rainha e princesas e também na realização do evento. Travessão Carvalho, capitel São João, São Francisco, Nova Brasília, Linha 60 e sede, além das localidades de Santa Justina e São Luiz da 9ª Légua (que embora territorialmente estejam inseridas em Caxias do Sul, suas capelas pertencem à Otávio Rocha), poderão inscrever candidatas neste mês. O grupo Jovens Unidos em Cristo (Jucri) também integra a lista. Os convites e fichas de inscrição já foram entregues para as diretorias de cada comunidade.
Encerrada essa etapa, as candidatas iniciarão um período de pré-concurso até o dia da escolha, um baile marcado para o dia 7 de janeiro de 2017.
0 Comentários