Geral

Escolas estão preparadas para o novo ano letivo

Redes municipal e estadual de Flores têm cerca de 4 mil alunos dos ensinos médio e fundamental

As escolas estaduais e municipais de Flores da Cunha estão preparadas para a volta às aulas. No próximo dia 23 os cerca de 4 mil alunos da educação infantil e ensinos fundamental e médio retornam aos bancos escolares. Todas as redes iniciam na mesma data devido a um calendário padrão adotado pelas instituições. No ensino superior, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) recomeça as atividades no dia 27 e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1º de março.

Para os professores municipais, na segunda e terça-feira, dias 20 e 21, haverá um congresso de formação organizado pela Futuro Eventos. O seminário abordará temas como a arte de aprender e conviver e o professor como sujeito de transformação, se reinventando e aprendendo. O evento acontecerá no salão paroquial. “Esse curso de formação terá continuidade em julho, quando os docentes voltarão a se reunir para debater temas pedagógicos”, diz a nova secretária de Educação, Cultura e Desporto, Bernadete Debon, que assumiu no dia 13 o cargo de Claudete Gaio Conte (a vereadora licenciada pretende retornar ao Legislativo em março). Na rede estadual ocorrerão, em março, formações para os professores que atuam no ensino médio, o qual está em processo de reestruturação curricular.

Reformas
Os alunos que voltam às salas de aula na próxima semana encontrarão mudanças. Conforme a secretária de Educação, alguns colégios municipais estão passando por reformas. É o caso da São José, que recebeu pintura, consertos de telhado, reformas na rede elétrica e mudança na sala da direção. Nas escolas Benjamin Constant e 1º de Maio são construídas as quadras de esportes. “Outras escolas passaram por reformas menores e o Centro Ocupacional União e a escola Tancredo de Almeida Neves também passarão por mudanças”, pontua Bernadete.

Na rede estadual, a Escola São Rafael – a maior do município, com mais de mil alunos – recebeu pavimentação no piso da quadra de esportes aberta, novos armários foram adquiridos e os quadros negros foram substituídos por brancos. Entretanto, conforme a vice-diretora Graziela Mazzarotto, o quadro de professores ainda não está completo. Faltam docentes para as disciplinas de Língua Portuguesa, Química, Ensino Religioso, Língua Inglesa e séries iniciais. “Esperamos que no início das aulas a situação se normalize”, diz.

No Frei Caneca o início de funcionamento do ensino médio depende do retorno às atividades do Conselho de Educação, que está em recesso e é o órgão responsável por aprovar a implantação da modalidade na escola. A previsão é que ainda neste ano três turmas de 1º ano estejam habilitadas. A instituição não está autorizada a efetuar matrículas.

Programação
Congresso de Formação de Professores

Segunda-feira, dia 20
8h às 9h30min – Abertura
9h30min às 10h – Intervalo
10h às 12h – Palestra A arte do conviver e do aprender – o caminho do conhecimento, com Eduardo Shinyashiki
13h30min às 15h30min – Palestra O Professor como sujeito de transformação, com Celso Vasconcellos
16h às 17h30min – Palestra Reconstruindo a competência de quem ensina, com Vasco Moretto

Terça-feira, dia 21
8h às 10h – Palestra Reconstruindo e Reinventando tempos e espaços na Educação Básica, com Regina Shudo
10h15min às 12h – Palestra Transformando obstáculos em caminhos, com Maria Tereza Maldonado
13h30min às 15h – Palestra A arte de formar educadores para o exercício da competência emocional, com Ivone Boechat
15h15min às 17h30min – Palestra Quem ensina sempre aprende, o aperfeiçoamento pessoal como tarefa cotidiana, com Gabriel Perissé

30 de julho

19h às 21h – Palestra Se eu fosse você... O que esperar de um mundo mais veloz que a luz?, com Celso Antunes



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário