Geral

Escola Municipal Tancredo Neves completa 25 anos

Instituição foi fundada em 1988 no bairro União, na zona oeste de Flores da Cunha

No dia 29 de outubro a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves completou 25 anos. Localizada no bairro União, a entidade cresceu à medida que a cidade expandiu e a demanda por educação foi aumentando. Hoje, a instituição atende 274 alunos entre a educação infantil e a 8ª série. 

A instituição foi inaugurada em 1988 durante o mandato do prefeito Ângelo Araldi (PMDB). O primeiro nome foi Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Tancredo de Almeida Neves, já que durante os primeiros anos atendia somente até a 5ª série. Nos anos seguintes, conforme a população do União foi crescendo, o colégio foi implantando as séries finais do ensino fundamental.

Em 1991, o então prefeito Alberto Walter de Oliveira (PMDB) entregou um novo pavilhão à escola, e em 1999 o nome mudou para Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves.

A banda escolar surgiu em 1992 e atualmente é composta por 29 integrantes, entre alunos e ex-alunos. Dez anos mais tarde foi criado o Grêmio Estudantil. De 2007 a 2011 o grupo ficou desativado e retornou as atividades ano passado, sendo presidido pelo aluno Gustavo Penso Borges Vieira.

A escola emprega 25 professores, uma bibliotecária, uma secretária, uma merendeira, uma auxiliar e três funcionárias. A diretora é Flávia Eugênia Sandi Soldatelli; a vice-diretora da manhã, Ana Silvia Valentini Cemin; e a vice-diretora da tarde, Bernadete Carniel Debon; as coordenadoras pedagógicas são Adriana Rech e Priscila Betanin Tronco.

Flávia está à frente da Tancredo desde 2010. Ela considera a escola muito boa e elogia a comunidade escolar. “Temos pais atuantes e alunos muito interessados.” Mesmo assim, ainda pode ser melhor. Uma das reivindicações da entidade é a construção de um auditório, já que quando há palestras para número elevado de alunos ou reunião de pais é preciso deslocar cadeiras para o ginásio.

Lembranças
A dona de casa Luciane Rodrigues Pinto, 33 anos, é uma das crianças que aparecem na foto da inauguração da escola, em 29 de outubro de 1988. Natural de São Sebastião do Caí, ela mora em Flores da Cunha desde os oito anos e guarda boas recordações da infância na cidade que lhe acolheu. Luciane estudou na Tancredo Neves até a 5ª série. Apesar de curto, este período foi suficiente para que ela guardasse com carinho a lembrança de duas professoras: Zelinda Zin e Carmela Pelizzer. “Elas pareciam nossas avós, nossas parentes. Elas até dançavam nas aulas”, recorda.

Hoje, Luciane ainda está ligada à escola, mas de outra maneira. Seu filho, Alan Rodrigues Pinto, é estudante da 4ª série e, como herança da mãe, herdou a simpatia pela entidade. “Ela adora a escola. Quero ver quando tiver que sair”, diz a mãe. Outro filho, Júlio de Rodrigues Brito, também cursou todo o ensino fundamental na instituição.

Foto/Reprodução

Inauguração com a presença do então prefeito Ângelo Araldi.

Luciane é ex-aluna e tem boas recordações de quando ocupou os bancos escolares. - Gesiele Lordes
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

1 Comentários

  1. Image
    Elen Sandramüller❤26 de Abril de 2019 às 07:12

    Muito bom isso❤

Deixe o Seu Comentário