Geral

Escola Interativa terá filial em Antônio Prado

A solução encontrada em 1967 para disponibilizar aos jovens do município de Antônio Prado uma educação básica completa chegou ao fim neste ano. O Instituto de Educação Cenecista Antônio Prado, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), comunicou que este será o último ano de funcionamento da instituição, única que oferece o ensino médio no município. A solução aos mais de 140 estudantes do Instituto e o alívio dos pais veio no último dia 4 de novembro, quando a Escola Interativa, de Flores da Cunha, por meio de sua diretora Eroni Mazzocchi Koppe, anunciou que assumirá o local já a partir do próximo ano letivo.

A Escola Interativa, único estabelecimento particular com ensino fundamental em Flores, atua no município há 18 anos e, em fevereiro deste ano, inaugurou sua nova sede, localizada no Bairro União. Em Antônio Prado, o Instituto ganhará o nome Interativa e deverá ter a continuidade do ensino médio. “Atuar em Antônio Prado é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos aqui. É um passo importante para a instituição, que trabalha com uma visão de futuro ocupando o espaço regional, o que já estava previsto no planejamento estratégico da Interativa”, valoriza a psicóloga, professora e diretora da instituição, Eroni Koppe.

O encerramento das atividades do Instituto Cenecista foi anunciado no dia 18 de setembro, após decisões administrativas da instituição, que apresenta dificuldades financeiras em função da falta de repasses provenientes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal. De acordo com o diretor do Instituto de Educação Cenecista Uwe Roberto Strauss, a falta de verbas comprometeu o orçamento da instituição. A exemplo de Antônio Prado, das 156 unidades espalhadas pelo Brasil, no ano letivo de 2016 a CNEC encerrará 11 pontos.

Com a decisão, e com o intuito de não perder a educação infantil, o ensino fundamental e médio no município, pais se reuniram e buscaram na região escolas interessadas em assumir o ensino particular. A Interativa foi uma delas e com a proposta vieram tratativas de melhorias do atual prédio. “Solicitamos alguns reparos e adequações físicas necessárias para que possamos assumir a administração neste local, além do compromisso da comunidade para que possamos nos estabelecer e dar continuidade ao trabalho com os alunos”, complementa Eroni.

O atual espaço, hoje de propriedade dos Irmãos Maristas, deverá receber pintura interna e externa, banheiros reformados, instalações elétricas que contenham o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), além de adequações para acessibilidade. Uma nova reunião realizada nesta semana definiu prazos e cronogramas para as obras que devem ser concluídas antes do início do período letivo do próximo ano.

Trabalho inicia  em 2016
A Escola Interativa será oficialmente a mantenedora do local assim que a etapa legal do processo for concluída, mas de acordo com a diretora, não haverá interrupção das atividades educacionais, portanto o trabalho a partir do ano letivo 2016 está garantido. “Ainda temos toda uma parte legal. A Interativa ainda não é a mantenedora do novo estabelecimento, isso vai acontecer cumpridas as exigências legais de transmissão de mantença. Mas as tratativas já estão acontecendo, e isso com a participação da Associação de Pais da Interativa de Flores da Cunha. Para o próximo ano letivo teremos duas Interativas, com o mesmo nome, mas com estruturas diferentes e independentes entre si”, destaca a professora.

Uma campanha para pré-matrículas já foi lançada, considerando a permanência dos alunos e novas adesões, o que também é fator determinante para a presença da instituição no município. Os convênios educacionais existentes na Interativa florense serão também válidos em Antônio Prado: Sistema de Ensino Pueri Domus, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e escola de idiomas College Yes Cultural.

O Instituto de Educação Cenecista Antônio Prado conta com 27 funcionários entre professores e servidores administrativos. Com o encerramento das atividades pela CNEC, eles terão os contratos rescindidos e a Interativa deve fazer uma análise para, após, constituir um novo grupo de trabalho.

Prédio deve passar por reforças até o próximo ano letivo. - CNEC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário