Geral

Escola Interativa inaugura espaço Sinapse

Sala de aula inovadora propõe uso de equipamentos tecnológicos e interligados

A Escola Interativa apresentou à comunidade escolar, na segunda-feira, dia 2, uma nova sala de aula, denominada de Espaço Sinapse. Trata-se de um conceito inovador em que alunos e professores têm um ambiente diferente das salas tradicionais, fazendo uso de equipamentos tecnológicos e interligados. “As salas de aula antigas já não atendem as necessidades das novas metodologias e das novas gerações”, explica a diretora Eroni Koppe. Ela pontua que “ambientes criativos permitem o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, em que alunos são protagonistas do seu conhecimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades e competências desde os primeiros anos da Educação Infantil”.
Em tempos de tantos avanços tecnológicos, pode parecer difícil modernizar uma escola. Esta afirmação não se aplica à Interativa, que com um pouco de esforço e importantes parcerias, busca acompanhar as novas tendências do momento.
Um concurso realizado entre os alunos revelou o nome da sala. Valentina Rufatto Sozo, do 7º ano, foi quem apresentou o nome Sinapse. Na biologia, sinapse é o local de contato entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Desta forma, trazido para o conceito da nova sala, é local que permite ligações criativas entre seus ocupantes, possibilitando a vivência de experiências que ampliam as possibilidades de aprendizagem. 

Os parceiros 
A estruturação da sala Sinapse contou com apoio e doações de diversas pessoas e empresas. A arquiteta Karine Cardoso assinou o projeto, cabendo às empresas Movelaria Toigo e Metal Design o fornecimento dos móveis e equipamentos para o espaço. A ação foi coordenada em colaboração com a Associação dos Pais e Mestres da Escola Interativa, presidida por Asdrubal Antoniazzi. O profissional Elias Carperggiani, da Agência Positiva, desenhou o painel de parede. Ele explica que, além do fator estético, o painel foi concebido com o objetivo de representar o tema da sala: a língua portuguesa. 
A Escola Interativa tem 22 anos de existência e atende alunos da Educação Infantil até o 9º ano. Utiliza o sistema de ensino sócio-construtivista Pueri Domus, possui o ensino de Robótica Robomin no currículo escolar, além de inglês com certificação pela Universidade de Cambridge na Inglaterra, através de parceria com o Colllege English School. Trabalha com educação empreendedora e econômica em parceria com o Sebrae. 
Com sede própria desde 2015, a Interativa conta com um espaço moderno e apropriado para suas atividades. Um modelo de gestão em que os pais acompanham o planejamento e também as decisões da escola marca a diferença desta para outras instituições. Além da unidade em Flores da Cunha, a Interativa também atua em Antônio Prado.
Outra característica é a realização de projetos. Nestes, os alunos são protagonistas, atuando, se envolvendo, não apenas ouvindo. Os principais projetos desenvolvidos são Interativa em Cena, Etnias, Feira do Empreendedor e Festa da Família. A escola conta ainda com laboratório de informática, salas de dança, de jogos, ampla área de pátio, entre outras atribuições importantes para uma educação que vem se transformando com o passar dos anos. Importante destacar ainda, o quadro de profissionais que atuam na escola, altamente capacitado e competente. Afinal, mais do que equipamentos e tecnologia, educação é feita por pessoas.

A diretora, Eroni Mazzochi Koppe, o presidente da APMI, Asdrubal Antoniazzi, o diretor da Movelaria Toigo, Alessandro Cavagnolli, Elias Carpeggiani, da Agência Positiva, Tiago Boff, da Metal Design, a aluna, Valentina Rufatto Sozo, e a vice-diretora, Vania Dani.  - Escola Interativa/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário