Geral

Escola Francisco Zilli, em Otávio Rocha, festeja 80 anos

O ensino do distrito de Otávio Rocha está em festa. A Escola Municipal Francisco Zilli completa 80 anos de atividades em prol da educação. Para festejar a data, direção e professores realizam o projeto Escola Francisco Zilli, 80 anos: Conhecer o Passado, Amar o Presente e Construir o Futuro. Durante o ano, as turmas do pré I ao 9º ano trabalharam com atividades de resgate histórico para valorizar o passado, o presente e o futuro. Os estudantes assistiram palestras com ex-diretoras e ex-alunos, participaram do concurso para criação do logo comemorativo, realizaram pesquisas, produções gráficas e textuais sobre a escola e confeccionaram um jornal sobre as oito décadas.

Para diretora da escola, Vânia Nesello, é uma honra fazer parte dos 80 anos de história da Francisco Zilli. “Relembrar fatos, histórias e aprendizados traz nostalgia dos tempos vividos, bem como concretiza o sentimento de amor e pertencimento a essa instituição. Com esse afeto, a atual comunidade escolar revive acontecimentos e conquistas fazendo com que os alunos valorizem a escola que estudam. Ao conhecer o passado, passa-se a amar o presente, valorizar o que se possui e ocorre a busca para a construção de um futuro melhor”, diz a diretora, que já foi aluna e professora da escola e hoje é dirigente.

Atualmente estudam na Francisco Zilli 283 alunos e atuam seis funcionários, uma psicóloga e 26 professores. A escola abrange as comunidades do Travessão Carvalho, capelas São Francisco e Santa Justina, Linha 60 e Linha 80. A diretora é Vânia Nesello, a vice-diretora da manhã Gabriela Slaviero e a da tarde Milena Muterle. A coordenadora pedagógica é Evandra Nissola Giachelin.

História

A Escola Francisco Zilli foi fundada em 24 de outubro de 1936 com o nome de Grupo Escolar em Otávio Rocha. Suas atividades iniciaram no ano seguinte. Em 1963, a escola recebeu uma nova alcunha: Grupo Escolar Rural de Otávio Rocha. Com o passar dos anos, como seu prédio se tornou insuficiente para abrigar tantos estudantes, a comunidade adquiriu um novo terreno para a edificação de um prédio maior. Em 1965, um terreno doado pela prefeitura deu sinal para a construção. Três anos depois, os alunos se transferiram para o atual prédio, localizado bem ao lado do Grêmio Esportivo Otávio Rocha.

Em 1969, uma nova denominação passou a ser usada: Escola Rural de Otávio Rocha. Foi somente em 1978 que a instituição começou a ser chamada de Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Francisco Zilli. Apesar do regime estadual, o município contribuía com a instituição disponibilizando professores e funcionários.

Uma grande realização ocorreu em 1988, quando foi inaugurado o Ginásio de Esportes Carlão, numa sociedade entre a Escola e o Grêmio Otávio Rocha. A edificação do espaço garantiu que os estudantes tivessem um local para prática de esportes e realização de eventos.

Com a implantação do projeto municipal de centralização das escolas de ensino multisseriado na década de 1990, a Francisco Zilli passou a atender todo o 1º grau. Durante mais de 60 anos a instituição foi mantida pelo governo do Estado, porém, em 1997, a responsabilidade de manutenção passou a ser do município e a escola muda novamente a alcunha para Escola Municipal Francisco Zilli.

Desde 2002, seus alunos integram o Grupo de Danças Folclóricas Italianas Il Passeto. Além disso, a banda da escola é a mais antiga em atividade de Flores da Cunha, tendo sido oficializada em 1976. Possui um repertório variado e se apresenta em festividades promovidas no distrito e em outras localidades.

Festa

Para coroar a data, neste sábado, dia 20, a instituição realiza a Festa da Família em homenagem aos 80 anos. O evento ocorre a partir das 19h30min, no Grêmio Esportivo Otávio Rocha. No cardápio: tortéi, salsichão, frango, churrasco, salada verde, maionese, pão, vinho, refrigerante, café e torta. Os ingressos custam R$ 40 (adulto) e R$ 20 (infantil). Reservas e informações na Escola ou pelos telefones 3279.1075 e 3279.1383.

Alunos realizaram um abraço coletivo pelo aniversário da Escola. - Divulgação A diretora Vânia Nesello (C) com as vice-diretoras da manhã, Gabriela Slaviero (E), e da tarde, Milena Muterle (D). - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário