Geral

Erguida nova sede para a Banda Florentina

Ensaios e encontros estão acontecendo no térreo da prefeitura uma vez por semana

Desde agosto de 2012, quando o prédio da sede da Banda de Música Florentina de Flores da Cunha foi interditado, o grupo ensaia na sala de reuniões da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, junto à prefeitura, uma vez por semana. A interdição aconteceu devido à constatação de rachaduras na base do prédio, o que representava risco aos frequentadores do espaço localizado na Rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Borges de Medeiros e Raimundo Montanari. As rachaduras teriam sido causadas por uma construção próxima e a Banda foi indenizada pelo dano, conta a presidente Carla de Godoy. Agora o prédio é demolido para que uma nova sede seja erguida.

Ensaios e eventos da Banda foram realizados no local durante 48 anos. O terreno foi doado no segundo mandato do ex-prefeito Raymundo Paviani, em 1965, e a construção foi iniciativa dos músicos da época. Segundo Carla, o feito foi um marco para a cultura do município. “A visão de um prefeito em doar um terreno para o desenvolvimento da cultura local foi um grande passo, isso há 50 anos”, enfatiza a presidente.

Até o ano passado a área permanecia em nome do poder público – foi feito um pedido ao ex-prefeito Ernani Heberle para que o terreno fosse repassado à Florentina, porém, por se tratar de ano eleitoral, o processo não teve andamento. A solicitação foi novamente feita à prefeitura, desta vez ao prefeito Lídio Scortegagna. “É preciso elogiar a democracia quanto às decisões referentes à Banda, onde em diferentes épocas todos os partidos foram favoráveis à cultura, sem rixas”, destaca Carla. Na primeira semana de junho deste ano a Câmara de Vereadores aprovou e Lídio sancionou o projeto que autoriza a Banda Florentina a utilizar o terreno e reconstruir a sede. Caso a entidade seja extinta, a propriedade volta à prefeitura.

A construção
Depois que o prédio for demolido, a nova sede será erguida por uma construtora local que negociou diretamente com a diretoria da Banda. Segundo Carla, a Florentina terá direito ao 3º e 4º andares – o primeiro será comercial, para originar retorno financeiro ao grupo musical, e o segundo terá uma sala para ensaios, duas salas de aula, dois banheiros e uma cozinha (que quando não utilizada servirá também como sala de aula). No corredor de acesso ao prédio será feito um memorial em homenagem aos 50 anos da Banda. O prazo para finalizar a obra é de três anos. Para 2014, ano em que a Florentina completa seu cinquentenário (em 8 de setembro), diversas atrações estão programadas.


A diretoria eleita no dia 6 para o período 2013-2015: presidente Carla de Godoy, vice-presidente Ivandro Boff, secretário Leonardo Meneghini de Oliveira, tesoureiro Valdemir Guzzo e maestro Daniel Pedro.

Prédio condenado é colocado abaixo desde agosto. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário