Geral

Equipamento instalado entre Flores da Cunha e Caxias do Sul não gera multas

As câmeras de cercamento eletrônico monitoram e rastreiam veículos que se encontram em situação de furto e roubo

Instalado há pouco tempo entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, no bairro Pedancino, próximo ao Km 87 da ERS-122 e a empresa Eaton, um equipamento tem chamado a atenção dos motoristas que por ali trafegam e provocado o questionamento: será que a instalação é um pardal e gera multa?

Para responder a esta dúvida, o Jornal O Florense entrou em contato com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), que informou: “Trata-se de um equipamento OCR (leitor de placa) para fins de cercamento eletrônico. Programa sob condução da Secretaria de Segurança Pública do Estado”.

As câmeras de cercamento eletrônico não tem, em seu planejamento, a atribuição de multar ou identificar infrações administrativas (multa/licenciamento). De acordo com a Coordenadora Adjunta de Comunicação Social da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do RS, Lurdinha Matos, elas são instaladas em pontos estratégicos para monitorar e rastrear apenas veículos que se encontram em situação de furto e roubo.

“As câmeras são instaladas principalmente em vias, avenidas e estradas que ligam municípios com objetivo de coibir a atividade criminosa em veículos, bem como o uso dessas vias como rotas de fuga para transportar esses automóveis para outras localidades para serem desmanchados ou utilizados em demais atividades criminosas. Por este motivo, não há sinalização nos locais de instalação, tendo em vista que o equipamento não é utilizado como controlador de velocidade. Por questões estratégicas, não passamos informações sobre endereços específicos de instalação do equipamento”, esclarece a Coordenadora Adjunta do porquê da ausência de sinalização no local.

O equipamento não é utilizado como controlador de velocidade. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário